Zema usa rojão para ironizar PT e é cobrado por possível infração à lei que proíbe fogos com barulho em BH; VÍDEO
01/12/2025
(Foto: Reprodução) Zema ironiza PT com vídeo de rojão e gera debate sobre lei em BH
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), gerou polêmica ao publicar nas redes sociais um vídeo em que aparece soltando um rojão para ironizar o Partido dos Trabalhadores (PT).
A gravação foi feita na residência do político, em Belo Horizonte, e faz referência a um meme que associa fogos à frase “fico triste com uma notícia dessas” (veja o vídeo acima).
A atitude foi questionada porque uma lei municipal de 2022 proíbe a queima de fogos de artifício com estampido em Belo Horizonte, prevendo multa mínima de R$ 100 para quem descumprir a norma. (clique aqui para saber mais sobre a lei).
Na publicação, Zema comemorava a derrota do PT em um processo judicial movido contra ele. O governador foi alvo da ação após afirmar que o partido havia participação nas fraudes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Ele classificou a reação da legenda como "censura" e celebrou a vitória que teve nos tribunais com o rojão.
Após as críticas pelo uso dos fogos, o governador afirmou, em outra rede social, que o som dos fogos foi adicionado durante a edição do vídeo: “respeitando a Lei 11.400/2022, o ruído dos fogos foi adicionado em edição”, justificou
O g1 entrou em contato com o Governo de Minas e com a Prefeitura de Belo Horizonte, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Zema publica vídeo com rojão para ironizar PT e gera polêmica em BH.
Redes Sociais
Justificativa do governador Romeu Zema (Novo), sobre a soltura de fogos, em outra rede social onde o vídeo também foi publicado.
Redes sociais
Vídeos mais vistos no g1 Minas