VÍDEO: calçada desaba e poste de energia cai dentro de cratera em São José dos Campos
07/02/2026
(Foto: Reprodução) VÍDEO mostra momento em que cratera engole poste em São José dos Campos
Um vídeo gravado pelo repórter cinematográfico André Bias, da Rede Vanguarda, mostra o momento em que a segunda cratera que se abriu no Jardim Imperial, em São José dos Campos, cede mais, a calçada desaba e um poste de energia é 'engolido' pela cratera - assista acima.
A nova cratera se abriu na Rua Felisbina de Souza Machado, no Jardim Imperial, na Zona Sul de São José dos Campos, na tarde deste sábado (7), poucos dias depois do grande buraco que "engoliu" um caminhão na mesma via.
O g1 apurou que a segunda cratera surgiu por volta das 16h30 deste sábado, enquanto chovia na cidade. O buraco se abriu no meio do asfalto, afundando as duas pistas da via.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Por volta das 17h, a cratera havia sido isolada por agentes da prefeitura e seguia instável, cedendo. Além disso, um vazamento de água foi registrado dentro da cratera. O afundamento voltou a assustar moradores, que temem novos desabamentos no local.
Nova cratera se abre em rua do bairro Jardim Imperial, em São José dos Campos
Até às 17h15, a cratera continuava instável e ainda não havia informações sobre feridos ou casas interditadas. O g1 acionou a Prefeitura de São José dos Campos e aguarda retorno.
A rua onde a cratera se abriu já estava interditada parcialmente desde o último dia 27 de janeiro, quando o asfalto cedeu no cruzamento com a Rua Roberto Baranoy. Na ocasião, um caminhão carregado com cerca de 10 toneladas de blocos de concreto foi “engolido” pela cratera enquanto passava pelo trecho.
Na data, o veículo inicialmente ficou preso pelo eixo traseiro e, com o peso, o buraco aumentou até que o caminhão caiu completamente dentro da abertura. Apesar do susto, ninguém ficou ferido e a área precisou ser isolada para segurança.
Cratera aberta há uma semana preocupa moradores em São José
Agora, moradores relatam que um novo afundamento apareceu na mesma rua depois das chuvas, reacendendo a preocupação com a estabilidade do solo e da rede subterrânea.
A repetição do problema reforça a insegurança de quem vive e circula pelo bairro, principalmente porque a via já estava em obras e com restrições de trânsito desde o primeiro incidente.
Quando a primeira cratera se abriu, a Prefeitura de São José informou que as redes de gás, esgoto e água, que ficaram danificadas, foram remanejadas, e que uma obra emergencial estava em processo final de contratação. Segundo a prefeitura, o prazo estimado para conclusão total do problema gerado pela primeira cratera é de 90 dias.
Ainda não há informações sobre o que causou a abertura da segunda cratera nem o que será feito pela prefeitura no local.
Segunda cratera em poucos dias atinge rua na zona sul de São José
Aparecido José Espindula
Problema recorrente
Não é a primeira vez que São José dos Campos enfrenta casos desse tipo. Em abril de 2025, outra cratera já havia exigido obras estruturais e interdição viária em um bairro da cidade, com liberação do trânsito apenas após a conclusão da recuperação do pavimento.
Calçada desaba e poste de energia cai dentro de cratera em São José dos Campos
Laurene Santos/TV Vanguarda
Calçada desaba e poste de energia cai dentro de cratera em São José dos Campos
André Bias/TV Vanguarda
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina