Vaticano divulga primeira agenda do novo papa Leão XIV
09/05/2025
(Foto: Reprodução) Compromissos incluem missa dominical na Praça de São Pedro, audiência geral e a missa de entronização. Robert Prevost foi eleito novo pontífice na quinta (8) em um conclave que durou dois dias. Primeira agenda do papa Leão XIV, divulgada pelo Vaticano em 9 de maio de 2025.
Vaticano
O Vaticano divulgou nesta sexta-feira (9) a primeira agenda do papa Leão XIV para os próximos dias, que está "recheada". Os compromissos incluem missa dominical na Praça de São Pedro, audiência geral e a missa de entronização.
AO VIVO: Acompanhe em tempo real o papado de Leão XIV
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Robert Prevost foi eleito como novo líder da Igreja Católica na quinta-feira (8), por um conclave que teve a participação dele e de outros 132 cardeais de todo o mundo. Ele fez seu primeiro discurso aos fiéis minutos depois, e celebrou sua primeira missa, na Capela Sistina nesta sexta-feira.
E o novo papa já enfrenta uma agenda recheada de celebrações religiosas, encontros diplomáticos e eventos do ano do Jubileu, muitos dos quais foram organizados para seu predecessor, Francisco.
Veja abaixo como está a agenda do papa Leão XIV, segundo o Vaticano:
10/5, sábado: Encontro com os Cardeais;
11/5, domingo: missa dominical na Praça de São Pedro;
12/5, segunda-feira: Encontro com jornalistas da imprensa mundial;
16/5, sexta-feira: Encontro com Corpo Diplomático (Chefes de Missão);
18/5, domingo: Missa de início do pontificado;
20/5, terça-feira: Tomada de posse da Basílica Papal de São Paulo Fora dos Muros;
21/5, quarta-feira: Primeira Audiência Geral;
24/5, sábado: Encontro com a Cúria Romana e os funcionários;
25/5, domingo: Tomadas de posse da basílica papal de São João de Latrão e na basílica papal de Santa Maria Maior.
Primeira viagem?
Novos papas podem causar uma forte impressão com suas primeiras viagens internacionais, e caberá a Leão decidir suas prioridades.
Mas ele terá que decidir rapidamente se irá cumprir um compromisso assumido por Francisco de visitar a Turquia ainda este mês, para celebrar o 1.700º aniversário de um importante concílio cristão de bispos em Niceia, atualmente a cidade turca de Iznik.
Seguir com essa viagem significaria que Leão encontraria rapidamente o Patriarca Bartolomeu, líder espiritual da Igreja Ortodoxa Oriental — um encontro que simbolizaria um renovado compromisso com a unidade cristã.
Leão também herdará o Sínodo sobre a Sinodalidade — um processo de consulta global iniciado por Francisco em 2021 com o objetivo de tornar a Igreja mais inclusiva e colaborativa.
Dez grupos de trabalho devem apresentar conclusões em junho sobre temas sensíveis, como o papel das mulheres na Igreja. Em março, Francisco havia estendido o processo até 2028.