Trump eleva para 25% tarifas sobre produtos importados da Coreia do Sul
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (26) que elevará para 25% as tarifas sobre importações da Coreia do Sul, incluindo as ligadas aos setores automotivo, madeireiro e farmacêutico.
Para justificar a medida, o republicano acusou o Legislativo do país aliado de “não cumprir” o acordo comercial firmado com os EUA. O anúncio foi feito pelas redes sociais.
“Como o Legislativo coreano não aprovou nosso histórico acordo comercial — o que é prerrogativa deles —, estou, por meio deste, aumentando as tarifas sul-coreanas sobre automóveis, madeira, produtos farmacêuticos e todas as demais tarifas recíprocas de 15% para 25%.”
A Casa Azul, sede da Presidência da Coreia do Sul, não comentou imediatamente.
A Coreia do Sul vinha trabalhando para implementar um acordo anunciado com Washington em novembro, que previa a redução das tarifas dos EUA sobre suas exportações.
Mais recentemente, Seul também passou a dialogar com Washington para explicar a investigação sul-coreana sobre a empresa de comércio eletrônico sediada nos Estados Unidos Coupang (CPNG.N), decorrente de um vazamento massivo de dados.
Trump tem usado o poder de pressão das tarifas ao longo de seu segundo mandato como instrumento de política externa. Economistas levantaram preocupações sobre essa abordagem, e a política também enfrenta um teste em um caso em andamento na Suprema Corte dos EUA.FONTE: https://g1.globo.com/economia/noticia/2026/01/26/trump-tarifa-coreia-do-sul.ghtml