Trump afirma que não vai retirar agentes de imigração de Minnesota: 'De jeito nenhum'
30/01/2026
(Foto: Reprodução) EUA: Mudanças nas operações em Minnesota
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (29) que não vai retirar os agentes de imigração de Minnesota.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
Na última terça (27), o prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, havia afirmado que o presidente havia concordado com a retirada de alguns do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE, na sigla em inglês) de Minneapolis, que fica no estado.
No anúncio, feito através da rede social X, Frey afirmou que teve uma boa conversa com Trump e que o presidente "concordou que a situação atual não pode continuar" do jeito que está. A retirada dos agentes estaria marcada para começar nesta quarta-feira (28).
"Conversei hoje com o Presidente Trump e gostei da conversa. Expressei o quanto Minneapolis se beneficiou de nossas comunidades imigrantes e deixei claro que meu principal pedido é o fim da Operação Metro Surge. O presidente concordou que a situação atual não pode continuar. Alguns agentes federais começarão a deixar a área amanhã, e continuarei pressionando para que os demais envolvidos nesta operação também se retirem", contou.
Os boatos da retirada ocorreram após duas mortes de cidadãos americanos provocadas por agentes de imigração. No último sábado (24), o enfermeiro Alex Pretti foi morto durante uma operação da Patrulha de Fronteira em Minneapolis. Vídeos que registraram a ação mostram o enfermeiro com um celular nas mãos antes de ser contido por agentes federais. Em nenhum momento é possível ver uma arma de fogo nas imagens.
Após o episódio, segundo a agência de notícias Reuters, agentes do ICE receberam novas instruções para evitar confrontos com "agitadores" durante a execução das medidas de imigração.
As novas diretrizes, que oferecem a visão mais detalhada até agora sobre como as operações mudariam após dois tiroteios fatais contra cidadãos americanos que protestavam em Minneapolis, também ordenam que os agentes só abordem imigrantes que tenham acusações ou condenações criminais.
O presidente dos EUA, Donald Trump
REUTERS/Jonathan Ernst