TRE-RN leva cadastro biométrico de eleitores e serviços de cidadania a Parnamirim neste sábado (13)
12/12/2025
(Foto: Reprodução) Cadastramento biométrico em Parnamirim
A cidade de Parnamirim, na Grande Natal, recebe neste sábado (13) a primeira edição de uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) que visa facilitar a atualização cadastral biométrica e oferecer serviços de cidadania.
A ação "#PopBiometria – Seu voto em suas mãos!" ocorrerá das 9h às 17h na Câmara Municipal de Parnamirim e integrará a coleta de dados biométricos eleitorais e a emissão de carteiras de identidade feita pela Polícia Científica.
📳 Clique aqui para seguir o canal do g1 RN no WhatsApp
O evento ainda contará com a participação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que vai oferecer serviços gratuitos de beleza, como forma de incentivar a participação do público na ação de cadastramento biométrico.
Entre os serviços que serão disponibilizados ao longo do evento estão:
Corte de cabelo
Esmaltação de unhas
Design de sobrancelhas
Ação vai acontecer na Câmara Municipal de Parnamirim, na Grande Natal
Divulgação
Segundo o TRE-RN, o principal objetivo do "#PopBiometria" é incentivar os cidadãos a realizarem a coleta da biometria, uma etapa crucial que muitos adiaram durante o período da pandemia.
O cadastro biométrico envolve a coleta das digitais dos dedos da mão, foto e assinatura.
Eleitores sem Biometria em Parnamirim
Do total de 141.022 eleitores, Parnamirim tem 10.549 pessoas com título de eleitor que não têm o cadastro biométrico. Os bairros com maior número de eleitores sem biometria são Nova Parnamirim, com 3.275 pessoas, e Emaús, com 959.
De acordo com o TRE-RN, a biometria garante mais segurança, confiança e proteção ao processo eleitoral.
"O cadastro biométrico fortalece a segurança na identificação da eleitora e do eleitor, assegurando que, no dia da eleição, nenhuma pessoa tente se passar por outra no momento da identificação. O sistema biométrico, implantado na Justiça Eleitoral desde 2008, também é fundamental para evitar a duplicidade de títulos, comparando digitais e fotos de todos os eleitores", diz a Corte.
Com a biometria, a identificação do eleitor também se torna mais rápida. No dia da eleição, a identificação biométrica é usada para liberar a urna eletrônica.
Além do uso nas eleições, a biometria possibilita o acesso a diversos serviços públicos, como a obtenção do Selo Ouro no aplicativo gov.br e a identificação civil para benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como auxílio-doença e aposentadoria.
Como participar
O processo de coleta da biometria é rápido e gratuito e dura, em média, de 10 a 12 minutos. Para realizar o cadastro da biometria, o eleitor deve apresentar:
Documento oficial com foto
Comprovante de residência recente
Os documentos podem ser físicos ou digitais e não precisa apresentar cópia (xerox). No local, será feita a coleta das digitais (de todos os dedos das mãos direita e esquerda), assinatura (exceto para quem não sabe ler ou escrever ou tem dificuldade de escrita) e uma fotografia.
Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN