Temporal após calorão: região de Piracicaba tem vias alagadas, casa destelhada e poste danificado; veja estragos
29/12/2025
(Foto: Reprodução) Região de Piracicaba tem vias alagadas, casa destelhada e poste danificado; veja estragos
Após atingir temperaturas acima dos 35ºC entre este sábado (27) e domingo (28), cidades da região de Piracicaba (SP) registraram alagamentos e danos em ruas, avenidas e rodovias e estruturas com as chuvas intensas que atingiram a metrópele, Capivari (SP) e Santa Bárbara d’Oeste (SP).
Segundo dados da Defesa Civil do Estado de São Paulo, Rio das Pedras (SP) foi cidade com maior volume de chuvas registrado entre este domingo (28) e segunda-feira (29). O município acumulou 86 milímetros (mm), conforme medição em estação na área central.
Em Piracicaba, foram registrados 40 milímetros de chuvas. Um trecho da Avenida Thales Castanho de Andrade, na região do Monte Líbano, foi tomada pelas águas e a via ficou totalmente alagada. A enxurrada era intensa e descia para o Rio Piracicaba. Veja nas imagens, abaixo.
Um trecho da Rodovia Margarida da Graça Martins, na área rural de Piracicaba, perto do Bairro Conceição, também ficou completamente alagado e dificultou a passagem de motoristas.
✅ Participe do canal g1 Piracicaba no Whatsapp
Cratera
Cratera reabre em Avenida Piracicamirim em Piracicaba (SP)
Edijan Del Santo/EPTV
Na Avenida Piracicamirim, um trecho da via precisou ser interditado após a abertura de uma cratera após o asfalto ceder com a força das águas. A ruptura na pavimentação ocorreu perto do Cemitério da Saudade, no sentido Centro/Bairro.
Moradores relataram à EPTV, afiliada da Globo para Piracicaba e região, que o buraco se abriu na noite deste domingo (28). No último dia 17 de dezembro, o g1 publicou uma reportagem mostrando um outro buraco que tinha se aberto na via, no mesmo ponto. A Administração Municipal fez o reparo.
Com as chuvas deste domingo (28), um novo buraco se abriu. O trecho foi sinalizado e a Prefeitura de Piracicaba afirma que monitora o local e providencia os reparos.
Cratera reabre em Avenida Piracicamirim em Piracicaba (SP)
Edijan Del Santo/EPTV
👉 Veja, na listagem a abaixo, os maiores volumes de chuvas.
Rio das Pedras (centro): 86 milímetros
Capivari: 76 milímetros
Piracicaba: 40 milímetros
Saltinho (SP): 40 milímetros
Santa Bárbara d’Oeste: 3 milímetros
Elias Fausto (SP): 15 milímetros
Ipeúna (SP): 14 milímetros
Outras cidades
Uma casa ficou destelhada em Santa Bárbara d’Oeste com a força do vento. O poste em frente à residência também foi danificado. O trecho foi isolado.
A CPFL Paulista afirmou que trabalha no local.
Estragos causados pela chuva em Santa Bárbara d'Oeste (SP)
Cláudio Mariano/SB Notícias
Segundo a Defesa Civil, em duas horas, a cidade registrou cerca de 40 milímetros. Houve pontos de alagamentos em bairros do município.
Em Nova Odessa (SP), os raios chamaram atenção dos moradores.
Moradores de Capivari também enviaram imagens das águas das chuvas, que alagaram vias.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba