'Saidinhas' de fim de ano: 7 presos não voltam aos presídios em MS
12/01/2026
(Foto: Reprodução) 46 mil presos deixaram prisões na saidinha de Natal em 2025
Em Mato Grosso do Sul, 396 presos dos regimes semiaberto e aberto tiveram direito às saídas de fim de ano. O estado tem cerca de 17.880 pessoas privadas de liberdade, entre homens e mulheres, distribuídas em 35 unidades penais e um Centro de Detenção Provisória.
Conforme a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), sete não retornaram, o que equivale a 1,76% do total.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Em Campo Grande, dos 247 presos que saíram, três não voltaram, o que corresponde a 1,2%. Todas as mulheres retornaram no prazo.
A chamada "saidinha" em datas festivas dura sete dias. As saídas foram autorizadas nos períodos de Natal e Ano Novo, mas não há uma divisão exata de quantos presos saem em cada data. Em alguns anos, o número é maior no Natal; em outros, no Ano Novo.
O balanço final reúne todos os que tiveram direito ao benefício em todas as comarcas do estado e mostra quantos retornaram.
Recorte nacional
Em todo o país, mais de 46 mil presos receberam o benefício da saidinha de Natal em 2025 e deixaram os presídios para passar o fim de ano em liberdade. O número representa 6,5% dos cerca de 701 mil presos em cadeias pelo país, seja em regime fechado, semiaberto ou aberto.
📉 Os dados mostram uma queda em relação ao Natal de 2024, quando 52 mil presos tiveram acesso ao benefício - um recuo de 11,5%.
*Estagiária sob supervisão de José Câmara.
Presídio feminino de regime semiaberto e aberto de Campo Grande
Agepen
Veja vídeo de Mato Grosso do Sul: