Renda, preservação e insumo para agricultura: maior manguezal urbano do país vira tema de documentário
12/12/2025
(Foto: Reprodução) Em Vitória, maior manguezal urbano do país vira tema de documentário; veja trailer
'Bolsão verde' de Vitória, berçário para espécies de peixes, mariscos e aves, o maior manguezal urbano do Brasil, se tornou protagonista de um documentário que mostra como um dos ecossistemas mais importantes do país também é espaço de renda, preservação ambiental e inovação social. O filme “Impacta Oceano: Mangue é Vida” estreia nesta sexta-feira (12), com entrada gratuita. (veja acima o trailer)
Ciência e comunidades tradicionais atuam juntas na defesa desse território, essencial para o equilíbrio climático, a biodiversidade costeira e a segurança alimentar. A narrativa é conduzida por lideranças comunitárias, especialistas e empreendedores sociais.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Com 20 minutos de duração, a produção revela iniciativas que transformam o manguezal em fonte de desenvolvimento sustentável.
Entre elas, a atuação de uma cooperativa de marisqueiras que recicla cascas de marisco e transforma em insumo agrícola, gerando renda extra e fortalecendo um ciclo que beneficia o meio ambiente, comunidades tradicionais e agricultores.
Em Vitória, maior manguezal urbano do país vira tema de documentário. Espírito Santo
Divulgação/Bloom Ocean
LEIA TAMBÉM:
VERÃO 2026: Picolé com glitter, sorvete de inhame e opções 'proteinadas' chegam às lojas e são tendências no ES
BANHO DO BUDA GIGANTE: Alpinistas fazem limpeza da estátua em Ibiraçu, no ES
FESTA DA PENHA 2026: Confira programação completa com missas, romarias e shows de Eliana Ribeiro e Thiago Brado
“As histórias presentes no documentário revelam o poder transformador de iniciativas que unem pertencimento, inovação, impacto social e defesa dos ecossistemas costeiros”, afirmou Amanda Albano Alves, sócia-fundadora da Bloom Ocean, responsável pela produção do filme.
Além de destacar a força ambiental, o documentário apresenta usos culturais e econômicos do mangue. Espécies como caranguejo, siri, camarão, ostra e mexilhão garantem subsistência a famílias de pescadores e marisqueiras, e são base de pratos tradicionais capixabas, como moqueca e torta.
O filme também aborda a extração do tanino, retirado da casca do mangue-vermelho, essencial na fabricação das panelas de barro, símbolo da cultura capixaba.
Outro destaque é a contribuição do manguezal para a economia azul, pelo volume de biomassa que alimenta espécies costeiras e marinhas, sustentando parte do setor pesqueiro.
Em Vitória, maior manguezal urbano do país vira tema de documentário. Espírito Santo
Divulgação/Bloom Ocean
Produzido pela Bloom Ocean, o documentário foi gravado às margens do manguezal de Vitória, que se estende por aproximadamente 11 km², segundo a prefeitura.
O ecossistema abriga espécies que usam o mangue como refúgio, área de reprodução e desenvolvimento até a fase juvenil, essenciais para a cadeia alimentar marinha e para a pesca artesanal.
Serviço: Estreia do documentário Impacta Oceano: Mangue é Vida
📆 Quando: 12 de dezembro de 2025, às 18h
📍 Onde: Hub ES+ - Praça Costa Pereira, 30, Centro, Vitória - Sala criativa, primeiro andar
🤝🏻 Entrada gratuita
Após a exibição, haverá uma roda de conversa no local com os entrevistados, patrocinadores e integrantes da equipe do documentário e representantes da Secretaria de Meio Ambiente do Espírito Santo.
Em Vitória, maior manguezal urbano do país vira tema de documentário. Espírito Santo
Divulgação/Bloom Ocean
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo