Recife entra no Guinness Book ao bater recorde de 'revezamento de aplicação de perfume'; entenda
11/02/2026
(Foto: Reprodução) Recife bate recorde de 'revezamento de aplicação de perfume'
Não basta ter o maior bloco do Carnaval do mundo, que é o Galo da Madrugada. O Recife entrou no Guinness Book por um novo — e inusitado — recorde: maior quantidade de participantes num "revezamento de aplicação de perfume".
O feito foi conquistado nesta quarta-feira (11), aos pés da escultura do Galo Gigante, símbolo do carnaval da cidade, na Ponte Duarte Coelho, área central da capital. Ao todo, 320 pessoas participaram do desafio. O recorde anterior era da Arábia Saudita, conquistado em 2025, com 282 pessoas.
✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp
Toda a competição foi acompanhada e certificada por representantes do Guinness World Records, o antigo "Livro dos Recordes", que atestou o resultado e entregou uma placa comemorativa.
Ao todo, o desafio durou 22 minutos e 20 segundos. Os participantes foram colocados sentados em cima da ponte e cada um deveria borrifar três vezes um perfume na pessoa ao lado. Ao final do revezamento, o recorde foi conquistado.
Juiza do Guiness World Records acompanha desafio que entrou para livro dos recordes
Rafael Souza/g1
Desafio e regras
Não é tão fácil entrar no Livro dos Recordes, que foi fundado em Londres, em 1955, e atesta recordes individuais e coletivos. Tudo foi acompanhado de perto por uma juíza, Camila Borenstain, que fez a conferência do desafio recifense. Segundo ela, os parâmetros são rígidos.
"O recorde é de maior quantidade de participantes fazendo uma aplicação de perfume em revezamento. [...] A primeira pessoa faz a aplicação (do perfume) em si, com três borrifadas, e faz o mesmo com a pessoa ao lado, que aplicará na próxima e assim por diante. Quando chegar na última pessoa, ela não precisa borrifar, apenas segurar o perfume", explicou.
Grupo recifense bate recorde mundial por "naior quantidade de participantes com aplicação de perfume em revezamento"
Rafael Souza/g1
Os participantes do Recife tinham três chances para bater o recorde, que foi conquistado na segunda tentativa. Cerca de mil pessoas se inscreveram para o desafio e uma grande fila se formou na Rua do Sol, no acesso para a Ponte Duarte Coelho.
Para resistir ao calor, água era distribuída para os participantes, que ganharam também um kit com lanche e protetor solar. A secretária Andressa Barbosa foi uma das primeiras a chegar. "Tenho um pouquinho de irritação na pele, mas estou aqui, pronta. A gente se vira", afirmou.
Fila de competidores na Rua do Sol, no acesso à Ponte Duarte Coelho
Rafael Souza/g1
O primeiro a borrifar o perfume foi Anderson Carvalho, que celebrou a conquista. "É um momento inédito, que representa muito, tanto para o Recife quanto para o Brasil todo. [...] É o maior carnaval em linha reta do mundo, e um carnaval cheiroso", afirmou.
Já a borrifada que confirmou o recorde mundial foi dada por Jaconias Frazão, de 60 anos. Ele colocou o perfume na filha Tamires, de 19 anos. "É como ganhar uma corrida, fazer um gol".
Tamires, que é autista, estava radiante. "Estou muito feliz. Quero mostrar para a minha mãe", disse.
Jaconais Frazão e a filha, Tamires Frazão, últimos competidores do desafio
Rafael Souza/g1