Profissionais mais velhos consideram usar botox e fazer plástica para se manter no mercado de trabalho
14/10/2025
(Foto: Reprodução) No Reino Unido, pesquisa realizada pelo Centre for Ageing Better mostrou que uma em cada cinco pessoas com 45 anos ou mais consideraria recorrer a aplicações de botox ou preenchimentos para parecer mais jovem, caso isso aumentasse suas chances de conseguir um emprego ou promoção. Uma em cada dez, na mesma faixa etária, cogitaria se submeter a uma cirurgia plástica. Cerca de 16% dos entrevistados relataram ter recebido comentários inadequados sobre sua idade de colegas ou gestores.
De acordo com levantamento feito no Reino Unido, um em cada três profissionais maduros se sente em desvantagem ao se candidatar a uma vaga
Centre for Aging Better
Carole Easton, diretora executiva da organização e responsável pela campanha “Age without limits” (“Idade sem limites”), descreveu o quadro como “desanimador”: “muitas pessoas presumem que, nos dias de hoje, temos leis e políticas de RH que colocariam fim ao etarismo no trabalho, mas os dados e depoimentos mostram outra realidade”.
Não é à toa que um em cada três profissionais maduros se sente em desvantagem ao se candidatar a uma vaga. Outra pesquisa conduzida pela “Age without limits” revelou que um em cada quatro recrutadores afirma que contratar alguém com mais de 50 anos “não faz sentido comercial”, pois essa mão de obra é vista como mais lenta ou menos adaptável. Um em cada cinco disse que treinar empregados mais velhos seria um desperdício de recursos, e um em cada três acredita que a competência tecnológica diminui com a idade.
“Recebemos relatos de candidatos que foram ignorados em centenas de processos seletivos, apesar de terem ampla experiência, e que sentem que os empregadores perdem o interesse assim que tomam conhecimento da sua idade. Estereótipos persistentes e infundados têm condenado muitas pessoas ao descarte profissional, mesmo que ainda tenham um terço da vida produtiva pela frente”, criticou Easton.
Casca de banana funciona como 'botox' natural?
A campanha sugere ações como:
Garantir que os eventos corporativos sejam inclusivos para todas as idades.
Enfrentar o idadismo em todos os níveis: da falta de representatividade a piadas etaristas.
Quebrar barreiras intergeracionais, incentivando o trabalho colaborativo entre colegas de diferentes idades, aproveitando os ganhos de produtividade e inovação das equipes multigeracionais.