Principal negociador da Ucrânia nas conversas de paz renuncia em meio a escândalo de corrupção
29/11/2025
(Foto: Reprodução) Principal negociador da Ucrânia nas conversas de paz renuncia em meio a escândalo de corrupção
Um integrante do alto escalão da Ucrânia - peça-chave nas negociações de paz com os Estados Unidos e a Rússia - renunciou em meio um escândalo de corrupção.
Ele era simplesmente o Chefe de Gabinete do Governo Ucraniano. O conselheiro mais próximo do Presidente Volodimir Zelensky.
Agências anticorrupção da Ucrânia fizeram buscas nesta sexta-feira (28) no apartamento e no escritório de Andriy Yermak. Essas agências investigam qual seria a relação dele com o escândalo que atingiu a alta cúpula do governo.
O esquema de propinas e lavagem de dinheiro envolvia contratos da empresa estatal de energia nuclear. Fala-se numa soma de US$ 100 milhões.
Nas últimas semanas, dois ministros caíram. Nesta sexta-feira (28), foi Zelensky que deu a notícia sobre a renúncia do Chefe de Gabinete.
O Presidente Ucraniano disse que "não deve haver motivos para se distrair com nada além da defesa da Ucrânia", e fez um apelo por união:
"Corremos o risco de perder tudo: a nós mesmos, a Ucrânia, o nosso futuro."
Recentemente, Zelensky tinha nomeado Yermak para liderar negociações muito importantes: as conversas com a equipe do Presidente Americano Donald Trump para tentar colocar fim à Guerra com a Rússia. Essa notícia desta sexta-feira abala os esforços diplomáticos da Ucrânia num momento sensível.
Desde que veio à tona um Plano de Paz dos Estados Unidos, as negociações voltaram a ganhar impulso. Mas o plano previa, por exemplo, que a Ucrânia cedesse territórios à Rússia.
No último domingo, Yermak foi a Genebra e conseguiu negociar com os americanos uma versão do plano mais favorável à Ucrânia. Nos próximos dias, ele ia receber autoridades do Governo Trump em Kiev para continuar as discussões.
A renúncia enfraquece a delegação ucraniana e Zelensky, que agora vai ter que se voltar para dentro de casa e reorganizar seu Gabinete.
Principal negociador da Ucrânia nas conversas de paz renuncia em meio a escândalo de corrupção
Reprodução/TV Globo