Prefeito de Barreiros sofre novo acidente de ultraleve oito dias após fazer pouso forçado em praia
16/12/2025
(Foto: Reprodução) Novo vídeo mostra pouso forçado de ultraleve pilotado por prefeito de Barreiros
O prefeito de Barreiros, Carlos Artur Soares de Avelar (PP), conhecido como Carlinhos da Pedreira, sofreu um acidente de ultraleve na manhã desta terça-feira (16). O caso aconteceu oito dias após ele ter feito um pouso forçado na praia do Cupe, em Ipojuca, no Grande Recife, em 8 de dezembro (veja vídeo acima).
A informação sobre o acidente foi confirmada ao g1 por um amigo de Carlinhos da Pedreira que acompanhou a situação e preferiu não se identificar. Segundo ele, o prefeito estava sobrevoando o Engenho Herval, propriedade dele às margens do Rio Una, quando o ultraleve apresentou uma falha, mas não se sabe a causa do problema ocorrido.
✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp
De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o ferido foi transportado em um helicóptero da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS). Segundo o amigo ouvido pelo g1, o prefeito estava consciente quando foi socorrido.
O prefeito foi levado para a emergência do Hospital Português, localizado no bairro do Paissandu, na área central do Recife. A assessoria da unidade de saúde informou que não estava autorizada a divulgar informações sobre o estado de saúde de Carlinhos da Pedreira.
Prefeito de Barreiros cai de ultraleve oito dias após fazer pouso forçado
Reprodução/WhatsApp
O g1 entrou em contato com a prefeitura de Barreiros, para obter outras informações sobre o acidente e o estado de saúde de Carlinhos da Pedreira, e a TV Globo procurou a SDS para saber detalhes do socorro ao prefeito, mas as informações solicitadas não foram enviadas até a última atualização desta reportagem.
Esse acidente aconteceu menos de uma semana após o prefeito sobrevoar Barreiros de ultraleve. Na ocasião, em 10 de dezembro, dois dias após o pouso forçado na areia da praia, Carlinhos da Pedreira explicou que decidiu voar em outra aeronave para "deixar o medo para trás". Ele também contou que voa de ultraleve desde 1991 e fez vários treinamentos para lidar com situações emergenciais.
Vídeos mostram pouso forçado
Ultraleve pilotado por prefeito de Barreiros faz pouso forçado
Em 8 de dezembro, o ultraleve saiu do Aeródromo Coroa do Avião, no Litoral Norte de Pernambuco, em direção a Barreiros, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. Segundo o prefeito, a falha na aeronave começou próximo à praia de Suape, no Litoral Sul do estado.
Dois vídeos que mostram o pouso forçado na areia da praia do Cupe foram enviados à TV Globo. Nas primeiras imagens, divulgadas com exclusividade, a manobra foi filmada por uma câmera que fica dentro da cabine do ultraleve (veja vídeo acima).
No segundo vídeo, gravado pela câmera acoplada na parte externa da aeronave, é possível ver os dois ocupantes da aeronave: além do prefeito, que pilotava o ultraleve, estava com ele um copiloto, que não teve o nome divulgado. Nenhum dos dois se feriu.
As novas imagens mostram quando a aeronave começa a perder altitude e o momento em que o copiloto fez sinal para que banhistas que estavam na areia da praia do Cupe se afastassem do local. Também é possível ver o ultraleve capotando na areia e guarda-vidas ajudando a virar a aeronave.
Antes de pouso forçado na praia do Cupe, Carlinhos da Pedreira compartilhou nos stories a preparação para a decolagem
Montagem/g1
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias