'Policial deu um tiro e pegou nas minhas costas', diz trabalhador baleado por PM que errou disparo em ação em SP
26/01/2026
(Foto: Reprodução) ‘Policial deu um tiro e pegou nas minhas costas’, diz trabalhador baleado por PM em SP
O auxiliar de limpeza Lourivaldo Vieira dos Santos, de 50 anos, baleado por um policial na madrugada de sábado (24), falou sobre o caso enquanto estava internado no Hospital do Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo. Ele foi atingido quando saía de casa para trabalhar.
Ainda no leito do hospital, no mesmo dia da ocorrência, o homem, que demonstrava estar debilitado, conseguiu responder a perguntas sobre sua vida pessoal, como profissão e estado civil, e afirmou se lembrar do momento em que foi ferido (vídeo acima).
“Eu saí, ia pro serviço. Aí, passou uma moto correndo, o policial deu um tiro e pegou nas minhas costas. Estava indo pro trabalho”, relatou.
O tiro foi dado durante uma ação de fiscalização contra motos irregulares no Capão Redondo.
O soldado Luiz Henrique Braz Dos Santos, de 26 anos, afirmou ter visto um motociclista levar a mão à região da cintura, aparentando portar uma arma de fogo. O PM efetuou um disparo em direção ao suspeito, mas acabou atingindo o homem, que estava do outro lado da via.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que Luiz Henrique foi preso. O caso foi registrado no 47º Distrito Policial da região e é apurado pela Polícia Civil e pela Corregedoria da Polícia Militar.
De acordo com o boletim de ocorrência do caso, a equipe da PM realizava a ação quando um motociclista em uma moto vermelha, sem placas de identificação e sem capacete, entrou na via. Ao perceber a presença das viaturas, o condutor teria feito o retorno para fugir do local.
O motociclista conseguiu fugir e, até a conclusão do BO, não havia sido identificado.
Trabalhador é atingido por tiro dado por PM na Zona Sul de SP
Reprodução
Homem a caminho do trabalho é baleado por PM