Policiais militares agridem vendedor de água durante abordagem no Brás, Zona Leste de SP; veja vídeo
12/02/2026
(Foto: Reprodução) Policiais militares agridem vendedor de água durante abordagem no Brás, Zona Leste de SP
Um vídeo feito nesta quinta-feira (12) mostra um grupo de policiais militares cercando e agredindo um homem desarmado na Praça Antônio Cícero, em frente à estação Brás da CPTM, na Zona Leste de São Paulo. Segundo uma testemunha, o rapaz é ambulante e trabalha vendendo água no local.
A Secretaria da Segurança Pública afirmou, por meio de nota, que a suspeita de desvio de conduta dos policiais é investigada pela Polícia Militar.
As imagens mostram o jovem caminhando em direção a uma viatura, quando um agente o empurra pelas costas e ordena que ele vá para a rua. O ambulante se vira e tenta argumentar, mas um outro policial se aproxima por trás e tenta derrubá-lo com uma rasteira.
O agente golpeia o rapaz mais duas vezes e o agarra. Em seguida, um outro PM chega correndo e bate nas costas do ambulante com um cassetete. O homem cai no chão e grita de dor, enquanto é cercado por ao menos oito policiais.
Policiais militares cercam e agridem vendedor de água no Brás, na Zona Leste de São Paulo
Reprodução
Uma testemunha disse ao g1 que o ambulante, que trabalha no local irregularmente, tentou fugir da abordagem dos policiais para não ter sua mercadoria apreendida. "Ele tirou o chinelo e correu pra dentro da feirinha. O policial escondeu [o chinelo] debaixo da viatura e chegou empurrando quando ele foi pegar", disse um camelô que trabalha há 10 anos no Brás.
Ainda segundo o relato, o jovem agredido não tem histórico criminal e foi liberado pelos policiais logo após a abordagem. Ele ficou com hematomas na cabeça e na perna. Os ambulantes planejam registrar um boletim de ocorrência por abuso de autoridade contra os PMs.
O que diz a SSP
"O Governo de São Paulo não compactua com excessos ou desvios de conduta de seus agentes. A abordagem citada é alvo de apuração pela Polícia Militar, que trabalha para esclarecer as circunstâncias do fato, bem como identificar os policiais envolvidos. Constatada qualquer irregularidade, os agentes serão responsabilizados."
Confronto entre GCM e ambulantes é registrado no Brás, Centro de SP