Polícia prende 6 por furto de cabos e receptação no Grande Rio
03/02/2026
(Foto: Reprodução) Polícia faz operações contra o furto de cabos e receptação
A Polícia Civil do RJ prendeu 6 homens em flagrante nesta terça-feira (3) em ações distintas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro por furto de cabos e receptação desses materiais. Um homem foi preso em Duque de Caxias, e os outros 5, em São Gonçalo. Cerca de meia tonelada de cabos de cobre e metal foi apreendida.
Em São Gonçalo, foi mais uma fase da Operação Caminhos do Cobre. Nesta etapa, policiais da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco) cumpriram mandados de busca e apreensão.
Os agentes identificaram uma empresa de reciclagem em Guaxindiba que funcionava como fachada para a aquisição, guarda e revenda de cabos furtados.
Segundo informações de inteligência, parte do material era escondida em um galpão em uma área rural, nas proximidades da BR-101, para dificultar fiscalizações e ocultar a procedência ilícita dos produtos.
O governo do estado informou que, nesta fase, também houve o afastamento de sigilos de dados relacionados a endereços, à empresa investigada e a imóveis usados para armazenar os materiais. As apurações seguem em andamento para identificar outros envolvidos e dimensionar o prejuízo causado ao patrimônio público.
Em Duque de Caxias, a Delegacia de de Defesa dos Serviços Delegados flagrou com um drone o roubo de cabos de galerias subterrâneas.
Polícia deflagra nova fase da Operação Caminhos do Cobre
Divulgação/govRJ
Operação Caminhos do Cobre
Segundo o governo do estado, desde setembro de 2024 agentes da DRF, com apoio de outras unidades, fizeram mais de 430 fiscalizações em ferros-velhos em todo o Rio. As ações, de acordo com o balanço, resultaram na prisão de cerca de 200 responsáveis por estabelecimentos irregulares e na apreensão de aproximadamente 300 toneladas de fios de cobre e outros materiais metálicos.
No mesmo período, ainda segundo o governo do estado, a Justiça autorizou o bloqueio de cerca de R$ 240 milhões.
Mais de meia tonelada de cabos de cobre e metal foi apreendida
Divulgação/govRJ