Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Sergipe
25/11/2025
(Foto: Reprodução) Inquérito da Policia Civil de Sergipe
SSP/SE
A Polícia Civil do Estado de Sergipe deflagrou, ma manhã desta terça-feira (25), a 'Operação Lavagem 235' contra uma organização criminosa atuante em crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de arma de fogo e lavagem de dinheiro, nas cidades situadas ao longo da BR-235, em especial Itabaiana.
De acordo com a Polícia Civil, ao todo, foram cumpridos nove mandados de prisão temporária, 18 mandados de busca e apreensão e diversas medidas patrimoniais, incluindo bloqueio judicial de valores e sequestro de bens. Duas pessoas morreram decorrentes de confronto armado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
De acordo com a investigação, o grupo mantinha canais de distribuição de drogas, rotas estabelecidas, funções definidas para cada célula operacional e mecanismos para garantir a continuidade do esquema, ainda que eventuais líderes fossem presos ou retirados do convívio social. Essa capacidade de reorganização e adaptação evidenciou que a atividade criminosa operava de forma profissional e permanente na região serrana.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
As análises financeiras realizadas ao longo do inquérito apontaram a ocorrência de movimentações incompatíveis superiores a dezoito milhões de reais, distribuídas por diversas contas bancárias, muitas delas registradas em nome de terceiros, familiares ou pessoas próximas aos investigados.
As movimentações financeiras se davam por meio de depósitos fracionados, transferências em cadeia, circulação de dinheiro em espécie, pulverização de valores e aquisição de bens por interpostas pessoas, mecanismos típicos das fases de ocultação e integração no processo de lavagem de capitais.
A Polícia Civil representou e cumpriu nesta manhã por nove prisões temporárias, além de dezoito mandados de busca e apreensão distribuídos por Itabaiana e Ribeirópolis. Também foram deferidas medidas de caráter patrimonial, como o bloqueio judicial de valores, o sequestro de bens, a indisponibilidade de veículos e imóveis e o acesso imediato a dados telemáticos.
As prisões foram realizadas sem resistência e as buscas permitiram a apreensão de aparelhos eletrônicos e diversos documentos que reforçam as linhas investigativas e permitem novos desdobramentos do inquérito.
A Operação Lavagem 235 contou com a atuação integrada de diversas unidades da Segurança Pública, envolvendo equipes da Delegacia Regional de Itabaiana, da Delegacia Regional de Lagarto, do COPE, das Delegacias de Capela, Boquim, Ribeirópolis e Campo do Brito, além do apoio tático do GETAM de Itabaiana, das guarnições do 3º Batalhão da Polícia Militar e da Guarda Municipal de Itabaiana. Participaram ainda da operação o Grupamento Tático Aéreo (GTA), que realizou o acompanhamento aéreo estratégico, o Canil da PM e a Divisão de Inteligência da Polícia Civil (DIPOL).
As investigações seguirão com análises investigativas e periciais. O aprofundamento dessas frentes permitirá identificar novos integrantes, esclarecer eventuais ramificações e consolidar o patrimônio ilícito para posteriores medidas de confisco e devolução à sociedade.
Denúncias e informações podem ser encaminhadas pelos canais oficiais da instituição, via disque denúncia pelo número 181 contribuindo para o fortalecimento da segurança pública na região.