Piloto de avião acusado de chefiar rede de exploração sexual infantil está preso em cela isolada em SP
11/02/2026
(Foto: Reprodução) Esposa de piloto ficou horrorizada ao descobrir supostos crimes, diz polícia
O piloto de avião Sérgio Antônio Lopes, de 60 anos, suspeito de chefiar uma rede de exploração sexual infantil, está preso em uma cela isolada no 26º Distrito Policial, no Sacomã, na Zona Sul de São Paulo. A informação foi confirmada por policiais ouvidos nesta quarta-feira (11) pelo g1.
Ele foi detido pela Polícia Civil na segunda-feira (9), quando estava dentro de uma avião no Aeroporto de Congonhas, também na Zona Sul. A Justiça manteve na terça-feira (10) a prisão temporária dele por 30 dias durante audiência de custódia. A reportagem tenta localizar a defesa do suspeito.
Segundo os agentes, o piloto admitiu informalmente que conhecia as meninas investigadas, mas não confessou os crimes contra elas. A conversa foi gravada. Ele ainda não foi interrogado formalmente e não foi indiciado até o momento.
O celular dele foi apreendido e será periciado. De acordo com investigadores, havia material de abuso sexual infantil no aparelho.
Sérgio é investigado por estupro de vulnerável, estupro, produção, compartilhamento e armazenamento de material de pornografia infantil.
A investigação teve início há cerca de quatro meses na 4ª Delegacia de Repressão à Pedofilia do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), após a mãe de uma menina de 11 anos procurar a polícia para denunciar o caso. Até agora, seis vítimas foram identificadas, mas a Polícia Civil apura se há outras crianças envolvidas e se mais pessoas participaram do esquema.
De acordo com os investigadores, o piloto usava estratégias para se aproximar das vítimas. Uma das formas era estabelecer contato primeiro com as mães das crianças.
Além dele, outras duas mulheres foram presas. A avó de duas vítimas foi detida e está no 6º DP, no Cambuci. Ela ainda não foi interrogada nem indiciada, não constituiu advogado e teve o celular apreendido. A Justiça também manteve a prisão temporária dela.
Já a mãe de uma das vítimas foi presa em flagrante após a polícia encontrar material de abuso sexual infantil no celular dela. A prisão foi convertida em preventiva pela Justiça, e ela foi levada para um Centro de Detenção Provisória (CDP) na capital. Assim como os outros investigados, ela ainda não foi interrogada. O g1 tenta localizar a sua defesa.
Ainda não há data definida para os depoimentos formais dos três presos. A Polícia Civil segue investigando o caso.
Piloto da Latam é preso dentro de avião no aeroporto de Congonhas
Piloto é preso dentro de avião no aeroporto de Congonhas suspeito de manter rede de abuso sexual infantil
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM:
'Quando ele tinha contato físico com as crianças, ele as estuprava', diz delegada sobre piloto preso em Congonhas
O que se sabe sobre a prisão de piloto em SP acusado de manter rede de abuso sexual infantil
Piloto suspeito de abusar de crianças e adolescentes é preso dentro de avião
Piloto é preso dentro de avião em Congonhas suspeito de manter rede de abuso sexual