País que mais recebeu venezuelanos, Colômbia posiciona militares na fronteira
06/01/2026
(Foto: Reprodução) País que mais recebeu venezuelanos, Colômbia posiciona militares na fronteira
A Colômbia tem a maior fronteira com a Venezuela e recebeu o maior fluxo de imigrantes nos últimos anos. É o que mostraram os enviados especiais Eduardo Mendes e Tiago Eltz.
A Colômbia preparou sua fronteira com militares e alertas na área de saúde para receber imigrantes ou enfrentar as dificuldades. Mas a operação militar americana que resultou na captura de Nicolas Maduro não mudou muito a realidade na região. A movimentação intensa e trânsito carregado é só uma segunda-feira normal, na fronteira terrestre mais importante da Venezuela.
Do lado venezuelano estão San Antônio del Táchira e San Cristóbal, onde vivem mais de meio milhão de habitantes. Do lado colombiano Cucuta, com cerca de 1 milhão de habitantes em toda a região metropolitana. A ligação é a ponte Simon Bolivar.
Uma família foi passar a virada em Cucuta. Agora vai seguir por uma hora na estrada, até chegar em casa na Venezuela. "Tudo normal por lá", diz o pai.
Centenas de colombianos e venezuelanos trabalham nos dois lados da fronteira transportando pessoas e mercadorias. Darwin é mototaxista. Disse que sentiu um pouco mais de movimento nesta segunda-feira (5), depois dos feriados, mas ainda não ganhou mais dinheiro.
Diferentemente do Brasil, que tem e muitas áreas isoladas na fronteira com a Venezuela; na Colômbia, os acessos são mais simples. Quase 3 milhões de venezuelanos chegaram aqui nos últimos 10 anos, fugindo da crise econômica, da repressão política e do colapso dos serviços essenciais.
Depois do ataque americano em Caracas, a Colômbia mobilizou 30 mil militares para extensão de fronteira. Principalmente para se preparar pra movimentação de narcotraficantes que atuam na região. Mas à sombra de armas de guerra não mudou muito por lá.
País que mais recebeu venezuelanos, Colômbia posiciona militares na fronteira
Reprodução/TV Globo