Padilha posta ET de Varginha com carteirinha do SUS após relato de médico
08/01/2026
(Foto: Reprodução) Médico diz que colega filmou cirurgia em ‘ser estranho’ dentro de hospital em Varginha
Uma publicação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nas redes sociais nesta quinta-feira (8) brincou com o caso do suposto ET de Varginha (MG), ocorrido há 30 anos, ao sugerir que a criatura teria até “ganhado” uma carteirinha do SUS. A postagem ocorreu após o depoimento de um médico exibido na série documental “O Mistério de Varginha”, da TV Globo, viralizar e virar meme nas redes sociais. Na produção, ele afirma ter assistido a imagens de uma cirurgia realizada em um “ser estranho”.
📲 Siga a página do g1 Sul de Minas no Instagram
A postagem foi compartilhada pelo perfil do próprio ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que escreveu:
“Diretamente dos arquivos do Ministério da Saúde, imagens inéditas da passagem do ET de Varginha pelo SUS!”.
ET de Varginha 'ganha' carteirinha do SUS em post de ministro após relato de médico que diz ter visto criatura em hospital
Reprodução / Redes Sociais
Nas imagens, produzidas com humor, o ET aparece segurando uma carteirinha do SUS, sendo vacinado pelo personagem Zé Gotinha, retirando medicamentos na Farmácia Popular, recebendo atendimento do Samu, passando por consulta odontológica e sendo examinado por um especialista.
O perfil oficial do Ministério da Saúde comentou: “Aqui não tem exceção. O SUS é pra todos, todos mesmo”. Internautas reagiram: “Isso sim é universalidade” e “O SUS é universal”.
Leia também:
ET de Varginha: após 30 anos, médico afirma que colega filmou cirurgia em ‘ser estranho’ dentro de hospital
Ufólogo que ajudou a projetar caso ET de Varginha diz que história não existiu: 'Não acredito em mais nada'
Crer ou não crer: entre relatos minuciosos e denúncias de invenção, saiba o que dizem envolvidos
De 'casal de anões' a 'mudinho': como autoridades contestaram suposta aparição de ET
ET de Varginha na Unicamp? Trinta anos depois, perito relembra ligação misteriosa, mas afirma: 'Não chegou até hoje'
Testemunhas relatam bullying e depressão após caso ufológico de Varginha: 'Falaram que poderia estar grávida do ET'
'Eu vou ser sempre a menina que viu o ET': vídeos inéditos revelam a origem do caso em Varginha
Cilíndrica, com fumaça e cheiro de amônia: como testemunhas do caso ET de Varginha descrevem suposta nave
ET de Varginha 'ganha' carteirinha do SUS em post de ministro após relato de médico que diz ter visto criatura em hospital
Reprodução / Redes Sociais
Relato de médico motivou repercussão
A brincadeira faz referência ao depoimento de um médico que atuava em hospitais de Varginha (MG) nos anos 1990 e que afirmou, após três décadas, ter assistido a imagens de uma cirurgia realizada em um “ser estranho”, com características não humanas, em um hospital público da cidade.
O neurologista Ítalo Venturelli disse ainda que teria visto pessoalmente a criatura em um leito hospitalar após o procedimento, em janeiro de 1996, ano em que surgiram os relatos que deram origem a um dos casos ufológicos mais conhecidos do mundo.
Médico diz que colega filmou cirurgia em ‘ser estranho’ dentro de hospital em Varginha
Reprodução / TV Globo
Formado há quase 50 anos, Venturelli foi diretor de três hospitais da cidade e afirmou ter mantido o relato em segredo por medo de descrédito. O depoimento foi exibido no primeiro episódio da série documental "O Mistério de Varginha" que foi ao ar na terça-feira (6).
“Ele me mostrou. Tinha como se fosse uma criança. Ele dando uns pontos ali. Eu falei: ‘Mas o que é isso aqui?’. Ele falou: ‘Tá aqui’, apontando para um leito. Aí eu afastei um pouco e vi que o alien estava ali”, contou.
Segundo o médico, a aparência da criatura era diferente das descrições mais conhecidas do caso.
“Branquinho, não era verde, não era marrom, como o pessoal descreve. O que eu vi era branco. O crânio tinha forma de gota. Boca pequena. O olho lilás, também em forma de gota. Era completamente diferente do humano, mas muito tranquilinho. Parecia um anjo, 'like a angel'”, disse.
Nas redes sociais, o relato impulsionou a criação de memes. “Nunca o princípio da universalidade do SUS fez tanto sentido”, escreveu um usuário. “Viva o SUS! Agora é interplanetário”, comentou outro.
Memes brincam com a declaração de médico em documentário sobre o ET
Reprodução / Redes Sociais
O Mistério de Varginha
Ao longo de três episódios, a série documental “O Mistério de Varginha” revisita o caso que ganhou repercussão internacional há 30 anos no Sul de Minas. A produção reúne depoimentos inéditos, documentos, áudios, arquivos históricos e registros oficiais nunca exibidos.
A investigação apresenta diferentes versões sobre o que teria acontecido na cidade e confronta relatos que marcaram o episódio. Entre os entrevistados estão personagens centrais da história, como o ufólogo Ubirajara Rodrigues, primeiro pesquisador do caso, que ao longo dos anos mudou de posição e passou a afirmar que a criatura nunca existiu.
TV Globo exibe série documental ‘O Mistério de Varginha’
Jackson Amorim/EPTV
A série também traz depoimentos de militares, relatos de moradores e acompanha Kátia, Liliane e Valquíria, conhecidas como as “três meninas do ET”, que relembram o episódio e mostram como estão atualmente.
Coproduzida pelos Estúdios Globo e pela EPTV, afiliada da TV Globo, a série é exibida nos dias 6, 7 e 8 de janeiro, logo após “O Auto da Compadecida 2”, e também fica disponível no Globoplay. A direção é de Ricardo Calil e Paulo Gonçalves, com produção executiva de Fernanda Neves e direção artística de Monica Almeida.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas