Operações do MP miram fraudes em licitações e contratos públicos em Terenos
21/01/2026
(Foto: Reprodução) Caso em Terenos.
Gov-MS/Reprodução
Operações do Ministério Público de Mato Grosso do Sul cumprem, na manhã desta quarta-feira (21), mandados contra grupos suspeitos de fraudar licitações e contratos públicos no município de Terenos, a 31 km de Campo Grande.
Ao todo, são 6 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão, cumpridos em Terenos, Campo Grande e Rio Negro. As ações são conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) e pela 1ª Promotoria de Justiça de Terenos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
As investigações estão divididas em duas frentes: Operação Collusion e Operação Simulatum.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Operação Collusion
Na Operação Collusion, são cumpridos 6 mandados de prisão e 23 de busca e apreensão. O inquérito apura a atuação de um grupo suspeito de fraudar licitações e contratos públicos ligados a serviços e materiais gráficos, firmados com a Prefeitura e a Câmara Municipal de Terenos, desde 2021.
Operação Simulatum.
Já a Operação Simulatum cumpre 7 mandados de busca e apreensão. Nesse caso, a suspeita é de fraude em contratos de publicidade e locação de equipamentos de som firmados com a Câmara Municipal, também a partir de 2021.
As diligências contam com apoio do Batalhão de Choque da Polícia Militar.
Segundo o Ministério Público, o nome “Collusion”, em inglês, faz referência ao conluio entre os investigados para direcionar contratos públicos. Já “Simulatum”, termo em latim, indica a simulação de concorrência para viabilizar as fraudes investigadas.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: