Onda de frio faz cinco capitais terem menor máxima de 2026; três batem recorde de mínima no ano

  • 25/06/2026
(Foto: Reprodução)
Pedestres enfrentam dia de frio e garoa na região da Avenida Paulista, em São Paulo, no dia 16 de junho de 2023. RONALDO SILVA/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO A forte massa de ar polar que atua sobre o Brasil, somada à chuva e à nebulosidade, fez cinco capitais registrarem na última quarta-feira (24) a menor temperatura máxima de 2026, segundo a Climatempo. Os recordes ocorreram em: Curitiba, Florianópolis, São Paulo, Campo Grande e Cuiabá. O frio intenso continuou durante a madrugada e também provocou novos recordes de temperatura mínima nesta quinta-feira (25). Florianópolis, Curitiba e Rio Branco tiveram o amanhecer mais gelado do ano. Em São Paulo, a máxima de quarta-feira foi de apenas 13,5°C. Segundo a Climatempo, essa foi a menor temperatura máxima para um dia de junho na capital paulista em 30 anos. 📱Favorite o g1 no Google e acompanhe as principais notícias do dia A última vez que a cidade registrou esse valor no mês foi em 29 de junho de 1996. O recorde anterior de menor máxima em São Paulo neste ano era de 13,6°C, em 10 de maio. Agora no g1 Já Curitiba teve a menor máxima entre as capitais: 10°C. A marca anterior era de 13,6°C, também em 10 de maio. Campo Grande registrou 14,6°C e bateu recorde pelo segundo dia seguido. Na terça-feira (23), a máxima havia sido de 16,3°C. O mesmo ocorreu em Florianópolis. A máxima ficou em 16,6°C, abaixo dos 16,9°C registrados no dia anterior. Em Cuiabá, os termômetros chegaram a 15,9°C. A maior temperatura do dia ocorreu por volta da 1h, no horário de Brasília. O recorde anterior era de 19,4°C, em 19 de maio. Onda de frio vai até sexta-feira (26). Arte/g1 - Bruna Azevedo A capital de Mato Grosso também registrou a menor temperatura mínima de 2026 e teve, portanto, um duplo recorde de frio. De acordo com a Climatempo, o ar polar intenso, o céu encoberto e a chuva limitaram a elevação das temperaturas ao longo do dia. Com pouca presença de sol, os termômetros permaneceram baixos mesmo durante a tarde. 📱GloboPop: confira o palco do Jornal Nacional na plataforma de vídeos verticais da Globo Capitais têm o amanhecer mais frio do ano A massa de ar polar manteve as temperaturas baixas durante a madrugada desta quinta-feira e provocou novos recordes em três capitais. Em Florianópolis, uma estação da Epagri localizada no norte da cidade marcou 3,7°C. O recorde anterior de 2026 era de 5,9°C, registrado em 18 de junho. Curitiba teve mínima de 2,3°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O valor ficou abaixo dos 2,5°C registrados em 11 de maio, que até então representavam a menor temperatura do ano na capital paranaense. A friagem também voltou a atingir o Acre. Em Rio Branco, os termômetros marcaram 13,7°C, contra o recorde anterior de 14,7°C, observado em maio. As menores temperaturas do país se concentraram novamente na Serra Catarinense. Segundo levantamento preliminar da Climatempo, Bom Jardim da Serra registrou -8,7°C, enquanto Urupema chegou a -8,2°C. Também houve marcas de -7,7°C em Painel e de -6,8°C em São Joaquim. LEIA TAMBÉM: Infográfico: entenda como Venezuela teve dois terremotos em segundos e como isso foi sentido no Brasil 'Sismo gêmeo': o que é terremoto duplo e por que ele agravou o desastre na Venezuela Fora dos campos, Turquia se prepara para sediar a próxima COP; EUA seguem ausentes das negociações climáticas

FONTE: https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2026/06/25/onda-de-frio-capitais.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. saudade da minha vida

gustavo lima

top2
2. uai

zé neto e cristiano

top3
3. rancorosa

henrique e juliano

top4
4. eu e voce

jorge e matheus

top5
5. solteirou

luan santana

Anunciantes