OAB afasta advogado preso por atropelar e matar pedestre em MT
22/01/2026
(Foto: Reprodução) VÍDEO: advogado preso nega atropelamento de idosa e diz que vítima bateu no carro dele
A Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Mato Grosso (OAB-MT) - determinou o afastamento cautelar do advogado Paulo Roberto Gomes dos Santos, de 68 anos, preso suspeito de atropelar e matar a pedestre Ilmes Dalmes Mendes da Conceição, de 71 anos, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, nessa terça-feira (20).
Em nota, a OAB-MT informou que a medida foi tomada com "base na gravidade da conduta atribuída ao advogado, na repercussão do caso e no impacto à dignidade da classe, além do histórico criminal". A decisão é da presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso.
“A OAB-MT determinou a imediata suspensão cautelar do exercício profissional do advogado Paulo Roberto Gomes dos Santos, e encaminhou a decisão ao presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) para que sejam tomadas as medidas e procedimentos cabíveis”, diz trecho do comunicado.
📱 Baixe o app do g1 para ver notícias de MT em tempo real e de graça
Nessa quarta-feira (21), o advogado passou por audiência de custódia e teve prisão preventiva determinada após a Justiça negar o pedido da defesa do investigado. No depoimento dado por ele, Paulo negou o crime e afirmou que a vítima que “bateu no carro dele”. Apesar disso, a defesa do advogado informou que Paulo estaria “extremamente desolado com o fatídico acontecimento".
O advogado segue sendo investigado e permanece à disposição da Justiça.
Atropelamento de idosa
Vídeo mostra momento em que idosa é atropelada por dois carros ao atravessar avenida de MT
O atropelamento ocorreu quando Ilmes tentava atravessar a Avenida da FEB a pé. Imagens do circuito de segurança da via registraram o momento em que a idosa atravessava a avenida quando foi atingida pela caminhonete conduzida por Paulo Roberto. Com o impacto, o corpo da vítima foi arremessado para o outro lado da via e acabou sendo atropelado novamente por outro carro.
Após o acidente, Paulo fugiu do local sem prestar socorro. Já o condutor do segundo veículo permaneceu no local, prestou esclarecimentos à polícia e foi liberado. Imagens de câmeras de segurança analisadas pela investigação mostram que a vítima estava a menos de 50 centímetros do canteiro central da avenida, praticamente concluindo a travessia, quando foi atingida.
O advogado deve responder por homicídio doloso por dolo eventual, quando a pessoa assume o risco de provocar a morte, além do crime de fuga do local do acidente, conforme o informado pela Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran).
De acordo com a Polícia Civil, após o atropelamento, o advogado deixou o local sem prestar socorro, mas foi localizado e preso pouco tempo depois nas proximidades de um shopping do município.
Quem é o advogado
Advogado Paulo Roberto Gomes dos Santos, de 68 anos
Reprodução
Paulo já possui histórico de passagens criminais, sendo condenado por dois homicídios em processos diferentes. Ele foi sentenciado pela morte de um delegado da Polícia Civil no Rio de Janeiro, e também pelo assassinato de uma estudante de enfermagem em Mato Grosso.
Conforme a polícia, o advogado matou a tiros o delegado Eduardo da Rocha Coelho, atingido com um disparo na nuca. Após o crime, ele fugiu do estado e passou a viver em Mato Grosso usando o nome falso Francisco de Ângelis Vaccani Lima. Ele foi condenado, em 2006, a 13 anos de prisão.
Em outro caso, Paulo foi denunciado pelo Ministério Público pelo assassinato da estudante de enfermagem Rosemeire Maria da Silva, de 25 anos, ocorrido em 2004, em Juscimeira, a 164 km de Cuiabá.
Segundo as investigações, a jovem foi asfixiada em uma banheira de motel, teve o corpo decapitado e jogado em rios da região. Ele foi condenado a 19 anos de prisão por homicídio triplamente qualificado, ocultação de cadáver e falsificação de documentos.
Em relação ao atropelamento, Paulo deve responder por homicídio doloso por dolo eventual, quando a pessoa assume o risco de provocar a morte, além do crime de fuga do local do acidente, conforme o informado pela Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran).
Vítima foi identificada como Ilmes Dalmes Mendes da Conceição
Reprodução