Ministro lança campanha 'Feminicídio Não Decola' no Aeroporto de Congonhas
Ministério de Portos e Aeroportos lança campanha de enfrentamento ao feminicídio
A campanha “Feminicídio Não Decola” foi lançada nesta segunda-feira (22) pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo. A iniciativa busca ampliar a divulgação dos canais de denúncia de assédio e de violência contra a mulher, com a veiculação de vídeos e informações em aeroportos e aviões de todo o país. Em 2025, já foram mais de mil registros no país.
Costa Filho afirmou querer aproveitar a maior movimentação de pessoas nos terminais neste final de ano e usar os espaços para informar, conscientizar e denunciar, como a divulgação do telefone 180, da Central de Atendimento a Mulheres.
"Estamos fazendo uma ampla campanha nacional pois precisamos que toda a população tenha atenção para essa pauta', disse.
A campanha termina dia 30 de janeiro, mas o ministro acredita que ela poderá se transformar em permanente. "Queremos atuar de maneira coletiva para que a gente possa trabalhar contra o feminicídio no Brasil", afirma.
A ação integra o projeto Assédio Não Decola, desenvolvida pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Associação Brasileira das Concessionárias de Aeroportos (ABR) e as concessionárias e os aeroportos associados, e marca o início da veiculação de ações de orientação nos aeroportos do país, envolvendo profissionais da aviação e o público em geral.
Em maio, foi lançado o Guia Assédio Não Decola, que orienta trabalhadores, empresas, passageiros e usuários sobre prevenção, enfrentamento ao assédio e os canais adequados de denúncia e apoio.
Recorde
Em 2025, a cidade de São Paulo registrou o maior número de casos de feminicídio para um ano desde que a série histórica foi iniciada, em abril de 2015. Entre janeiro e outubro, foram 53 ocorrências.
Mesmo sem os dados de novembro e dezembro, o ano já acumula o recorde de casos de feminicídio na capital paulistaFONTE: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2025/12/22/ministro-lanca-campanha-feminicidio-nao-decola-no-aeroporto-de-congonhas.ghtml