Mais de 100 ninhos de tartarugas marinhas são monitorados em praias no PI por movimentação no Carnaval
17/02/2026
(Foto: Reprodução) Mais de 100 ninhos de tartarugas marinhas são monitorados em praias no PI
O litoral do Piauí, considerado berçário de tartarugas marinhas, já teve 112 ninhos identificados em 2026, segundo o Instituto Tartarugas do Delta. Pelo período de reprodução e do aumento da movimentação nas praias durante o Carnaval, o monitoramento foi intensificado em áreas de desova.
As equipes realizam fiscalização diária e reforçam a orientação a turistas e comerciantes. Em pontos onde há ninhos, a sinalização proíbe a colocação de mesas e cadeiras para evitar danos às áreas de reprodução.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Das cinco espécies que aparecem na costa brasileira, quatro são encontradas no litoral piauiense. De acordo com o instituto, mais de 26 mil filhotes nasceram no estado no ano passado.
Em entrevista à TV Clube, a bióloga Werlane Magalhães destacou que o reforço nas ações busca proteger os ninhos e conscientizar quem frequenta as praias.
“A gente intensificou os trabalhos de monitoramento para esclarecer informações e pedir apoio da população na fiscalização”, afirmou.
O trabalho de preservação inclui monitoramento em todas as praias do estado e depende da colaboração de quem frequenta o litoral. Empresários e equipes ambientais têm adotado medidas de proteção para garantir a segurança dos ninhos.
Litoral do Piauí registra 112 ninhos de tartarugas marinhas em 2026 e reforça monitoramento nas praias
Reprodução
*Yngridy Vieira, estagiária sob supervisão de Ilanna Serena.
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube