Mãe indígena dá à luz dentro de viatura do Samu nas primeiras horas de 2026; VÍDEO
01/01/2026
(Foto: Reprodução) Moradora de aldeia indígena dá à luz dentro de viatura do Samu nas primeiras horas de 2026
O início de 2026 foi marcado pelo nascimento dos primeiros bebês na Baixada Santista, no litoral de São Paulo. Entre eles está Oliver, que veio ao mundo dentro de uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a caminho da maternidade. (assista acima).
Conforme apurado pelo g1, a mãe vive em uma aldeia indígena em Mongaguá e deu à luz ao quarto filho às 1h57, dentro da ambulância básica do Samu. O parto normal contou com o apoio de uma técnica de enfermagem com experiência em Centro Obstétrico.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
De acordo com a Prefeitura de Mongaguá, a profissional conduziu o caso com segurança, mesmo diante das complicações: Oliver nasceu com o cordão umbilical enrolado no pescoço e presença de mecônio (primeiras fezes do bebê, liberadas ainda no útero).
Desta forma, a viatura avançada foi acionada e mãe e filho foram levados ao Hospital Regional de Itanhaém. Segundo a Prefeitura, participaram da ocorrência os motoristas Anderson e Wilker, a enfermeira Amanda, os técnicos de enfermagem Vanessa e Michael e o médico Abraão.
Oliver foi o primeiro bebê a nascer em Mongaguá e veio ao mundo dentro de uma ambulância do Samu
Divulgação/Prefeitura de Mongaguá
Este, porém, não foi o primeiro nascimento na Baixada Santista. Lucas Gabriel nasceu uma hora antes, em Santos. De acordo com a administração municipal, ele veio ao mundo 0h55, no Hospital dos Estivadores, com 3,9 kg e 50 cm.
Em Praia Grande, o primeiro bebê a nascer foi Théo, filho de moradores da cidade. Ele veio ao mundo às 4h23, com 2.915 kg, no Hospital Irmã Dulce.
Théo foi o primeiro bebê a nascer em Praia Grande (SP)
Divulgação/Prefeitura de Praia Grande
Já o primeiro nascimento de São Vicente ocorreu às 5h03 do dia 1º, na Maternidade Municipal. O pequeno Lucca nasceu com 3,5 kg e 49,5 cm, por meio de um parto cesariana.
Segundo a prefeitura, a mãe realizou o pré-natal na ESF Quarentenário. Ela passa bem e deve ter alta médica no sábado (3), junto com o bebê. “O ano começou da forma mais especial possível, com o nascimento do meu quarto filho”, disse Gabriela da Silva Moraes, em nota divulgada por São Vicente.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos