Mãe denuncia recusa de matrícula de criança atípica em academia no DF
09/02/2026
(Foto: Reprodução) Mãe de criança atípica reclama de academia que não aceitou matrícula do filho
A mãe de um menino, de 6 anos, denunciou à polícia a recusa da matrícula da criança atípica nas aulas de natação em uma academia no Sudoeste, no Distrito Federal. O caso foi no último dia 2.
De acordo com a mulher, a negativa foi após ela informar que o filho foi diagnosticado com transtorno do espectro autista (TEA).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Em mensagem enviada à mãe, a servidora pública Águida Figueireido, a academia afirmou que a criança precisaria de acompanhamento individual durante as aulas, "visando sempre a segurança e o bem-estar dele".
O estabelecimento disse ainda que a equipe não consegue ter um profissional exclusivo para a criança (veja abaixo).
Academia afirma que não tem profissional para acompanhamento individual da criança no DF.
TV Globo/Reprodução
"Eu me senti discriminada, meu filho foi discriminado e isso não dá para aceitar mais em pleno século 21. Tinham monitores, meu filho não estava demandando nenhuma necessidade especial", afirma a mãe.
Em nota, a academia Unique afirmou que as aulas experimentais servem para a criança conhecer o programa e que para a equipe avaliar se há condições adequadas e seguras para participação nas atividades coletivas.
O estabelecimento disse ainda que age com responsabilidade ao não assumir um serviço para o qual não possui estrutura adequada.
🔎 A Lei Brasileira de Inclusão e a Política Nacional do Autista garantem participação em atividades educacionais, esportivas e de lazer sem qualquer forma de discriminação.
Caso foi para a delegacia
O caso foi registrado na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes por Discriminação (Decrin). Segundo a polícia, a mãe da criança e o coordenador da academia foram ouvidos.
De acordo com a delegada, Thalita Nóbrega, as imagens do circuito interno da academia vão ser analisadas. Testemunhas que estavam na aula também serão chamadas nos próximos dias.
LEIA TAMBÉM:
ASA NORTE: Homem morre após parada cardiorrespiratória em academia
CNJ: Nova denúncia de importunação sexual contra ministro do STJ Marco Buzzi
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.