Ipsos-Ipec: 38% avaliam governo Lula como ruim ou péssimo, 32% como ótimo ou bom e 28% como regular

  • 22/06/2026
(Foto: Reprodução)
Ipsos-Ipec: 38% avaliam governo Lula como ruim ou péssimo, 32% como ótimo ou bom e 28% como regular Pesquisa Ipsos-Ipec feita entre 13 e 17 de junho aponta que o governo Lula (PT) é considerado ruim ou péssimo por 38% dos brasileiros e ótimo ou bom por 32%. Quem vê a gestão como regular soma 28%. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (22). A avaliação como ruim ou péssima do presidente segue maior que a ótima ou boa, apesar de ter oscilado dentro da margem de erro para baixo na comparação com março, quando era de 40%. Já a avaliação ótima ou boa era de 33%. O percentual de pessoas que consideram o governo Lula regular subiu de 24% para 28% desde março. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Veja os números: ⁠Ipsos-Ipec: Avaliação do Governo Federal (junho de 2026) Arte/g1 Ruim ou péssimo: 38% — eram 40% em março; Ótimo ou bom: 32% — eram 33%; Regular: 28% — eram 24%; Não sabem ou não responderam: 2% — eram 3%. Segundo Márcia Cavallari, diretora da Ipsos-Ipec, “apesar da pequena melhora na avaliação regular, o saldo do governo ainda é negativo” e o cenário segue marcado por “opiniões consolidadas e polarizadas”. O levantamento ouviu 2 mil eleitores em 130 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. Quem avalia Lula bem ou mal A avaliação positiva do governo Lula se sobressai entre: quem declara ter votado em Lula em 2022: 62%; moradores do Nordeste: 47%; entrevistados com ensino fundamental: 47%; quem tem renda familiar de até 1 salário mínimo: 41%; católicos: 38%. Já a avaliação negativa é mais acentuada entre: quem declara ter votado em Jair Bolsonaro em 2022: 74%; quem tem renda familiar acima de 5 salários mínimos: 54%; evangélicos: 49%; entrevistados com ensino superior: 46%; moradores do Sudeste: 44%. Aprovação do governo Lula A pesquisa Ipsos-Ipec também perguntou se os brasileiros aprovam ou desaprovam a maneira como Lula está governando o país. Segundo a pesquisa, 44% aprovam e 50% desaprovam. Outros 6% não sabem ou não responderam. Em março, a aprovação era de 43%, e a desaprovação, de 51%. Veja os números: Ipsos-Ipec: Aprovação da forma como o presidente administra o país (junho de 2026) Arte/g1 Desaprova: 50% — eram 51%; Aprova: 44% — eram 43% em março; Não sabem ou não responderam: 6% — mesmo índice de março. Entre os que avaliam o governo como regular, 47% aprovam a forma como Lula administra o país, enquanto 41% desaprovam e 12% não sabem responder. Confiança no presidente A pesquisa também mediu a confiança dos brasileiros no presidente. 41% dizem confiar em Lula, enquanto 56% afirmam não confiar. Outros 3% não sabem ou não responderam. Veja os números: ⁠Ipsos-Ipec: Confiança no presidente Lula (junho de 2026) Arte/g1 Não confia: 56% — mesmo índice de março; Confia: 41% — eram 40% em março; Não sabem ou não responderam: 3% — eram 4%. Percepção sobre o governo O levantamento aponta que, para 42%, o governo Lula está pior do que o esperado. Para 32%, está igual ao que esperavam. Outros 23% dizem que o governo está melhor. Em março, 43% avaliavam o governo como pior do que o esperado, 28% diziam que estava igual, e 25% afirmavam que estava melhor. Veja os números: ⁠Ipsos-Ipec: Percepção sobre o Governo Federal (junho de 2026) Arte/g1 Pior: 42% — eram 43% em março; Igual: 32% — eram 28%; Melhor: 23% — eram 25%. Percepção da situação econômica A pesquisa Ipsos-Ipec também perguntou sobre a situação econômica do Brasil nos últimos seis meses. Para 41%, a economia está pior. Outros 30% dizem que está igual, e 25% afirmam que está melhor. Veja os números: ⁠Ipsos-Ipec: Percepção em relação à situação econômica nos últimos seis meses (junho de 2026) Arte/g1 Pior: 41% — eram 42% em março; Igual: 30% — eram 28%; Melhor: 25% — eram 27%; Não sabem ou não responderam: 4% — eram 3%. Lula no G7 LUDOVIC MARIN / AFP Expectativa para a economia Sobre a expectativa para os próximos seis meses, 36% dos entrevistados acreditam que a situação econômica do Brasil estará melhor. Outros 32% dizem que estará pior, e 25% avaliam que ficará igual. O resultado mostra uma inversão em relação a março: naquele levantamento, os pessimistas eram 36%, e os otimistas, 33%. Veja os números: ⁠Ipsos-Ipec: Expectativas em relação à situação econômica daqui a seis meses (junho de 2026) Arte/g1 Melhor: 36% — eram 33% em março; Pior: 32% — eram 36%; Igual: 25% — eram 23%; Não sabem ou não responderam: 7% — eram 8%.

FONTE: https://g1.globo.com/politica/noticia/2026/06/22/ipsos-ipec-avaliacao-governo-lula-junho.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. saudade da minha vida

gustavo lima

top2
2. uai

zé neto e cristiano

top3
3. rancorosa

henrique e juliano

top4
4. eu e voce

jorge e matheus

top5
5. solteirou

luan santana

Anunciantes