Invasão frequente de casas por lama em distrito de Piracicaba causa transtornos a moradores
16/01/2026
(Foto: Reprodução) Após temporal na região, lama invade casas em Piracicaba
Moradores do distrito de Artemis, em Piracicaba (SP), reclamam da invasão de sua casas por lama durante chuvas que atingem a região. Segundo eles, a origem da água com barro é um loteamento.
A situação acontece na Avenida Fioravante Cenedese, principal via do distrito. A prefeitura diz que advertiu
"[Quando chove] fica muito difícil, então, a gente não pode nem dormir direito porque, se não, a água entra na nossa casa. [...] A água vem do pasto, passa aqui na rua e entra na casa da gente, então não dá, não tem como dormir tranquilo. É muita água", reclamou a doméstica Eliana Aparecida Aguiar de Souza.
📲 Siga o g1 Piracicaba no Instagram
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Segundo ela, há cerca de 15 dias foi iniciada a construção de uma calçada do outro lado da rua e a situação piorou. "A terra tá descendo. Aí, vem mais barro na calçada da gente e entra na casa".
A produção da EPTV, afiliada da EPTV, apurou no local que uma tubulação por onde a água escoava está entupida.
O aposentado Paulo da Cruz enfrenta o mesmo problema. "Está complicado. Quando chove bastante, vem água de lá para cá, aqui inunda tudo, enche de água, chega até no abrigo aqui. Chega até na garagem. Tá complicado, não tem como", lamentou.
Ele confirmou que com o início da obra da calçada a situação piorou.
"Ficou pior, piorou mais ainda. Porque aí a água desce mais. Abaixaram, tinha um monte de terra aí que era mais alta, agora tirou a terra daí, desceu mais para baixo, a água passa ali e cai para baixo", relatou.
Rua tomada pela lama no distrito de Artemis, em Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV
O morador Antônio de Jesus Estainiga também já teve a casa invadida pela lama.
"Na hora que estava chovendo, a água desceu, pode ver que está a marca, e aqui encheu d'água. E agora tem essa lombada aqui, e ela segura mais. Aí encheu tudo. [Subiu] uns dois palmos d'água [...] Depois que mexeram aí, não limpa a valeta, e está difícil. Ficou pior", criticou.
Prefeitura diz que notificou responsável
Em nota, a Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos de Piracicaba informou que um fiscal foi até o local e advertiu o responsável pela obra, que tomou ciência do ocorrido e foi orientado a providenciar forma de contenção de erosão e deslise de terras, nas quadras acima da Avenida Fioravante Cenedese.
Equipes realizando limpeza da Avenida Fioravante Cenedese
Edijan Del Santo/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba