Instabilidade marca a véspera e o dia de Natal no RS: veja como fica o tempo, com previsão de tempestade
24/12/2025
(Foto: Reprodução) Chuva e vendaval causam estragos no RS
A véspera de Natal, nesta quarta-feira (24), será de tempo instável em grande parte do Rio Grande do Sul.
Segundo a Climatempo Meteorologia, uma frente fria estacionária mantém as nuvens carregadas principalmente sobre a metade Norte do estado. Nessas áreas, a chuva pode ocorrer com força, acompanhada por rajadas de vento, descargas elétricas e até granizo.
Regiões como Região Metropolitana, Litoral Norte, Região dos Vales, Serra e áreas centrais também estão entre as mais suscetíveis a temporais.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Nas demais áreas, a instabilidade também aparece, mas de forma mais isolada. Mesmo assim, não está descartada a ocorrência de pancadas fortes em pontos específicos. Pela manhã, as temperaturas ficam mais amenas, mas à tarde o calor e a sensação de abafamento predominam.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alertas de "perigo" (em laranja) e "perigo potencial" (em amarelo) para tempestade em grande parte do estado. (veja foto abaixo)
Alerta de perigo para tempestade no RS
Divulgação/ Inmet
Em Porto Alegre, o dia será marcado por variação de nuvens e períodos de chuva. Há risco para temporais principalmente entre a tarde e a noite. As temperaturas começam elevadas e sobem ainda mais ao longo do dia.
Na Serra, o cenário é semelhante: céu carregado e possibilidade de temporais com vento forte e granizo. As temperaturas ficam mais agradáveis no início do dia, mas sobem à tarde, mantendo o clima quente e úmido.
Natal com chuva e abafamento em quase todo o estado
Na quinta-feira (25), no dia de Natal, as instabilidades continuam presentes. Pela manhã, as temperaturas seguem amenas, mas à tarde voltam a subir, garantindo sensação de calor e abafamento.
Conforme a Climatempo, a maior parte do Rio Grande do Sul terá sol entre nuvens e pancadas de chuva, que podem ser fortes e acompanhadas por temporais.
Apenas o extremo Sul deve ter períodos mais prolongados de tempo firme.
Chuva em Porto Alegre
Mateus Bruxel/ Agencia RBS
VÍDEOS: Tudo sobre o RS