Infiltrações na sala de necropsia e câmara fria sem funcionar: após MP cobrar, verba para reforma do IML de Piracicaba é liberada
05/12/2025
(Foto: Reprodução) Prédio do IC e IML em Piracicaba
Prefeitura de Piracicaba
Após vistorias apontarem uma série de problemas estruturais no Instituto Médico Legal (IML) de Piracicaba (SP), durante intervenção do Ministério Público (MP-SP), o governo estadual anunciou, nesta sexta-feira (5), a liberação de R$ 4 milhões para reforma do prédio.
A expectativa é de que as obras sejam iniciadas ainda este ano.
Segundo o promotor de Justiça Aluisio Antonio Maciel Neto, Piracicaba corria o risco de perder os serviços do IML em razão dos problemas no imóvel.
A Promotoria abriu um procedimento para acompanhar a situação e realizou inspeções no local em conjunto com o Ministério Público do Trabalho, Vigilância Sanitária, Zoonoses e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), no final de 2023 e entre maio e agosto deste ano. Veja o que os laudos apontaram:
Deterioração severa do imóvel, com infiltrações graves na sala de necropsia – onde foi necessária a instalação de lona improvisada para conter gotejamentos sobre a câmara fria;
Inoperância de equipamentos essenciais, como a câmara fria de grande porte, o gerador de energia e o guincho de elevação de corpos;
Problemas de vedação contra vetores, agravados pela proximidade do cemitério local.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Licitação paralisada
O MP também identificou que a licitação já existente para a reforma, estimada em R$ 5,9 milhões, estava paralisada desde 2023 devido ao congelamento de 80% das verbas destinadas à Polícia Técnico-Científica.
Diante desse cenário, o Ministério Público requisitou prioridade absoluta na análise orçamentária e na definição de um cronograma para retomada das obras, o que levou a Secretaria da Segurança Pública a incluir o pedido na proposta orçamentária de 2025.
Medidas paliativas
Paralelamente à busca pelo descontingenciamento, a Promotoria articulou soluções emergenciais para mitigar riscos, garantir a continuidade dos serviços e evitar a transferência das perícias necroscópicas para a cidade de Americana.
Foi solicitado laudo técnico emergencial, que indicou medidas paliativas viáveis, como melhorias hidráulicas e elétricas, vedação de vãos, instalação de telas e reorganização do fluxo operacional. Essas intervenções contaram com apoio da Prefeitura de Piracicaba (SP) para sua execução.
“Mais do que garantir a excelência dos trabalhos realizados no IML, essa atuação atende aos interesses da população de Piracicaba e região, que seria drasticamente afetada pela interrupção dos serviços atualmente prestados na cidade”, destacou Maciel Neto.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba