Homem deitado no chão e imobilizado é agredido por PM durante abordagem; vídeo
08/01/2026
(Foto: Reprodução) Homem deitado no chão e imobilizado é agredido por PM durante abordagem; vídeo
Um homem foi agredido durante uma abordagem de policias militares em Itarumã, no sudoeste de Goiás, enquanto estava deitado no chão e imobilizado. O caso, registrado em vídeo e divulgado após a ocorrência, passou a ser investigado pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO), que analisa a conduta dos policiais envolvidos, segundo a apuração da TV Anhanguera. A ação também é alvo de apuração interna da Polícia Militar (PM).
Segundo relatos do irmão do homem, ele estaria sob efeito de drogas e teria entrado em surto antes da abordagem. Ainda de acordo com a família, o homem foi até um supermercado da cidade, onde teria causado transtornos no interior do estabelecimento. Funcionários, então, pediram que ele se retirasse do local e chamaram a polícia.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
As imagens mostram que, quando os policiais chegam, o homem já estava do lado de fora do supermercado, deitado na calçada. Em um primeiro momento, um dos policiais parece desferir um chute, mas a imagem não é totalmente nítida. Na sequência, o vídeo mostra com mais clareza dois policiais militares imobilizando o homem no chão. Enquanto um segura os braços e o algema, o outro desfere golpes com um cassetete.
A família alega que o homem já estava contido e que, por isso, não haveria necessidade do uso da força daquela forma. Para os parentes, a conduta dos policiais foi abusiva e desproporcional.
LEIA TAMBÉM:
PM atropelada durante abordagem deixa hospital: ‘alívio e angústia’
Jovem é baleado por policiais militares ao sair de cinema em shopping
Empresário é morto a tiros às margens de lago, em Caldas Novas
Já a Polícia Militar informou que o homem apresentava comportamento extremamente agressivo. Segundo a corporação, ele teria causado prejuízos no supermercado, ameaçado clientes e arremessado uma máquina de cartão para fora do estabelecimento, atingindo a via pública. A PM afirma que a situação exigiu intervenção para conter o suspeito.
Abordagem da Polícia Militar está sendo investigada pelo Ministério Público. Familiares alegam que a conduta dos policiais foi desproporcional.
Reprodução/TV Anhanguera
O homem passou por exame de corpo de delito na quarta-feira (7), procedimento que deve auxiliar na apuração dos fatos. O caso agora também é acompanhado pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO), responsável por avaliar a conduta dos policiais envolvidos. O g1 solicitou informações ao MP sobre o andamento das investigações, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
A Polícia Militar de Goiás informou que instaurou procedimento interno para apurar as circunstâncias da ocorrência e as condutas adotadas pelos agentes (leia a nota na íntegra abaixo).
NOTA À IMPRENSA
A Polícia Militar de Goiás (PMGO) informa que tomou conhecimento de um vídeo durante o atendimento de uma ocorrência em um estabelecimento comercial, na cidade de Itarumã, envolvendo um indivíduo com comportamento agressivo, que ameaçava clientes e danificava mercadorias, incluindo o arremesso de uma máquina de cartão para o outro lado da via.
Diante das imagens divulgadas, foi determinada a instauração de procedimento apuratório para esclarecer as circunstâncias do fato e as condutas eventualmente adotadas, nos termos da legislação vigente.
A Polícia Militar de Goiás não compactua com quaisquer desvios de conduta por parte de seus integrantes e atua em estrita observância aos princípios da legalidade, da ética e da disciplina.
Assessoria de Comunicação Social
5ª Seção do Estado-Maior Estratégico da PMGO
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás