Greve dos garis termina após Prefeitura de Salvador acionar Justiça para pedir ilegalidade do movimento
23/06/2026
(Foto: Reprodução) Lixo acumulado no bairro da Federação
Reprodução/Redes Sociais
A greve dos trabalhadores da limpeza urbana foi encerrada nesta terça-feira (23), após dois dias de paralisação que provocaram a suspensão da coleta de lixo em Salvador e em outras cidades da Bahia. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública, Asseio, Conservação, Jardinagem e Controle de Pragas da Bahia (Sindilimp-BA).
Segundo a entidade, a decisão seguiu deliberação de sindicatos de todo o país que participavam da mobilização nacional em defesa da votação do Projeto de Lei 4.146, conhecido como "PL dos Garis e Margaridas", que tramita no Senado Federal.
Em nota, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) confirmou o fim da paralisação, mas informou que a coleta de lixo só será restabelecida durante a noite desta terça-feira.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
A greve começou na segunda-feira (22) e levou à interrupção da coleta de resíduos sólidos na capital baiana. De acordo com a Limpurb, as garagens de onde saem os caminhões de coleta amanheceram fechadas, o que impediu a realização do serviço.
Agora no g1
Durante a paralisação, a Prefeitura de Salvador chegou a ingressar com uma ação no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5) para pedir a declaração de ilegalidade da greve.
Na ação, o município também solicitou uma liminar para determinar a retomada imediata da coleta e do gerenciamento de resíduos sólidos, a liberação dos acessos ao aterro sanitário e à estação de transbordo da capital, além da aplicação de multa diária de R$ 300 mil em caso de descumprimento de eventual decisão judicial.
Coleta de lixo é suspensa em Salvador durante paralisação nacional de agentes de limpeza
Reprodução/Redes Sociais
A gestão municipal argumentou que a paralisação provocou a interrupção integral dos serviços de coleta e gerenciamento de resíduos sólidos em Salvador, comprometendo uma atividade considerada essencial e colocando em risco a saúde pública. A prefeitura também sustentou que o movimento tinha caráter predominantemente político, por estar relacionado à tramitação do PL dos Garis e Margaridas no Congresso Nacional.
Segundo a Procuradoria-Geral do Município, a coleta e a destinação de resíduos sólidos são atividades essenciais previstas na Lei Federal nº 7.783/1989, que regulamenta o direito de greve. A administração municipal destacou ainda que a suspensão do serviço afetava mais de 2 milhões de habitantes e ocorria em meio aos festejos juninos, período marcado pelo aumento da produção de lixo na capital baiana.
De acordo com a coordenadora-geral do Sindilimp-BA, Ana Angélica Rabello, a paralisação garantiu avanços para a categoria, que os trabalhadores e trabalhadoras não tinham no período junino.
"A greve acabou, mas precisamos apoiar os garis e margaridas e reforçar a valorização deles como profissionais e garantir os direitos trabalhistas. Salário base, carga horária definida, índice de insalubridade, aposentadoria especial, entre outros benefícios como qualquer trabalhador deste país. É um reparo histórico que precisa ser reconhecido urgente no Senado", afirmou.
Lixo acumulado no Pelourinho
Reprodução/Redes Sociais
Ainda segundo a sindicalista, o movimento garantiu o pagamento de horas extras durante o período junino e a concessão de uma folga aos trabalhadores, benefícios que não estavam previstos anteriormente.
"Na verdade, o que avançamos foi horas extras no dia do São João, além de uma folga, que não tinha. A escala 5x2 continua na mesa de negociação. Tem ainda 40% para o trabalhador da especial, que continua na luta. A briga para aprovação do PL dos Garis e Margaridas continua no Senado", disse.
O sindicato informou que a varrição e os demais serviços de limpeza urbana serão retomados após o encerramento da greve.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻