Gaviões vice, Dragões em 3º, Mancha na 'série B': como foram as escolas ligadas a torcidas de futebol no carnaval de SP
17/02/2026
(Foto: Reprodução) Quadra da Gaviões da Fiel
Felipe Cruz/g1
O carnaval de São Paulo terminou com a Mocidade Alegre como grande campeã em 2026. É o 13º título da escola, dos quais nove foram conquistados desde 2004.
Entre as escolas ligadas a torcidas organizadas de futebol, a Gaviões da Fiel (Corinthians) teve o melhor resultado e foi vice-campeã, enquanto a Dragões da Real (São Paulo) terminou na 3ª posição do Grupo Especial.
Ambas vão para o desfile das campeãs, no próximo sábado (21).
g1 acompanha comemoração juntinho da Mocidade no momento da nota do título
Com 269.7 pontos, a Gaviões ficou a um décimo da campeã. Um décimo também separou a vice-campeã da Dragões, que teve 269.6 pontos.
As duas escolas representam as torcidas de futebol de São Paulo na elite do carnaval.
Mancha segue na 'série B' e Camisa 12 vai para a 'série C'
Outras três escolas vinculadas a torcidas desfilaram no Grupo de Acesso: Mancha Verde (Palmeiras), Independente Tricolor (São Paulo) e Camisa 12 (Corinthians).
Leia também
Campeã do carnaval de São Paulo, Mocidade Alegre só perdeu a liderança no quesito enredo
Mocidade Alegre é campeã do carnaval de SP: veja todas as notas da apuração
Rosas de Ouro, de campeã a rebaixada no Grupo Especial de SP; Águia de Ouro também cai
A Mancha desfilou pelo primeiro ano na "série B" do carnaval paulistano, e a volta ao grupo principal ficou no quase: com 269,4 pontos, empatou com a Pérola Negra -- que teve nota maior no quesito de desempate e ficou no 2º lugar, garantido vaga no Grupo Especial junto com a Tucuruvi, campeã.
A Independente terminou no 4º lugar, com 269.3 pontos, e só não garantiu o acesso porque foi punida com um desconto de 1.2 ponto.
A punição ocorreu porque a Independente usou uma empilhadeira no desfile depois que o carro abre-alas apresentou problemas, o que é proibido pelo regulamento.
Já a Camisa 12 foi a última colocada, com 268.5 pontos, e acabou rebaixada para o Grupo de Acesso 2, a terceira divisão do carnaval de São Paulo.
Classificação do Grupo de Acesso 1 do Carnaval de SP
Rodrigo Rodrigues/g1
Torcida Jovem também ficou no quase
O Acesso 2 teve a Torcida Jovem (Santos) neste ano. A escola viveu a mesma situação da Mancha Verde: teve os mesmos pontos da vice-campeã, a X-9 Paulistana, mas perdeu no critério de desempate, ficou em terceiro e não subiu.
Resultado final do Grupo de Acesso 2 em 2026
Reprodução