Gás do Povo libera recarga gratuita para mais de 25 mil famílias do AC; saiba mais
26/01/2026
(Foto: Reprodução) Governo lança novo 'Gás do Povo', programa que vai oferecer botijão de gás gratuito
O Programa Gás do Povo liberou, nesta segunda-feira (26), a recarga gratuita do botijão de gás de cozinha para mais de 25,3 mil famílias em Rio Branco. O vale pode ser utilizado diretamente em revendedoras credenciadas.
A iniciativa substitui o modelo de repasse em dinheiro do antigo Auxílio Gás pela entrega direta da recarga, com o objetivo de garantir que o benefício seja utilizado somente para a compra do gás de cozinha.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Além de ampliar o atual Auxílio Gás, o benefício é destinado a famílias inscritas no Cadastro Único, com renda de até meio salário mínimo (R$ 759), com prioridade para quem recebe o Bolsa Família.
No Acre, a estimativa divulgada pelo governo federal em setembro do ano passado é de que mais de 114 mil famílias sejam contempladas até a conclusão do programa, prevista para março deste ano, quando todos os municípios do país devem estar atendidos.
Para receber o benefício, a família precisa atender aos seguintes critérios:
Estar inscrita no Cadastro Único;
Ter renda per capita de até meio salário-mínimo;
Ser beneficiária do Bolsa Família;
Ter pelo menos dois integrantes na composição familiar;
Manter o cadastro atualizado nos últimos 24 meses;
Ter o CPF do Responsável Familiar regular;
A retirada do botijão será feita diretamente nas revendas credenciada. Para utilizar o vale, o beneficiário pode apresentar o cartão do Bolsa Família, o cartão de débito da CAIXA ou informar o CPF do Responsável Familiar diretamente na revenda, com validação por código enviado via SMS.
LEIA MAIS:
Mais de 114 mil famílias no Acre devem ser beneficiadas pelo Programa Gás do Povo; saiba mais
Mais de 124 mil famílias recebem o Bolsa Família em janeiro no AC; veja calendário
O acesso ao benefício será gerido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que faz a gestão do Bolsa Família.
Beneficiários do Bolsa Família em Fortaleza devem fazer mudanças no cadastro
Divulgação
Como consultar e usar o benefício?
As famílias podem consultar se têm direito à recarga pelo aplicativo “Meu Social - Gás do Povo”, que também permite localizar revendedoras credenciadas próximas da residência.
Também é possível fazer a verificação pelos canais:
Portal Cidadão CAIXA;
Atendimento CAIXA Cidadão – 0800 726 0207;
Disque Social 121;
SAC CAIXA – 0800 726 0101.
Quantidade por família
até 3 botijões por ano para famílias com 2 integrantes;
até 4 botijões por ano para famílias com 3 integrantes;
até 6 botijões por ano para famílias com 4 ou mais pessoas;
Menos lenha
A nova política pública pretende promover o uso seguro e saudável do gás de cozinha, reduzindo a dependência da lenha, que causa doenças respiratórias, impacta a qualidade de vida e compromete a saúde pública.
O uso de lenha para cozinhar expõe milhões de brasileiros, especialmente mulheres e crianças, a altos níveis de poluentes tóxicos, como monóxido de carbono e material particulado fino. Dados do IBGE (2022) indicam que 12,7 milhões de famílias fazem uso combinado de lenha e botijão de gás (GLP) para cozinhar, (17% das residências brasileiras), sendo que destas, cerca de 5 milhões são famílias de baixa renda.
Gás do Povo libera recarga gratuita de botijão para mais de 25,3 mil famílias em Rio Branco
Jornal Nacional/ Reprodução
Infecções respiratórias
As concentrações de poluentes na queima de lenha podem ser até 33 vezes superiores aos limites recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), aumentando de duas a três vezes o risco de infecções respiratórias graves em crianças pequenas e contribuindo para o desenvolvimento de doenças pulmonares crônicas em mulheres expostas diariamente.
Mais tempo
Famílias que usam lenha precisam despender, em média, 18 horas por semana na coleta de lenha, ação associada à redução do tempo de estudo e frequência escolar de crianças. De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE, 2023), o GLP tem grande capilaridade no Brasil, atingindo 91% dos domicílios nacionais.
Reveja os telejornais do Acre