Fim da baliza e da ladeira: testes deixam de ser obrigatórios em provas práticas para tirar CNH no ES
26/01/2026
(Foto: Reprodução) Treino de baliza em estacionamento para candidato a tirar carteira de motorista (CNH) no Espírito Santo
Detran-ES/Divulgação
Os testes de baliza e ladeira aplicados nas provas práticas para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não são mais obrigatórias no Espírito Santo. Desde o último dia 19, o Detran do estado eliminou a exigência dos candidatos de fazerem essas duas manobras.
O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo foi um dos primeiros do país a aderir à resolução nacional com as novas regras para a realização dos exames práticos, ao lado de Amazonas, São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Outros órgãos estaduais optaram por manter a exigência.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
"Desde que as provas práticas de direção veicular iniciaram, no último dia 19 de janeiro, o Órgão já retirou a exigência das etapas de baliza e ladeira das provas, que atendiam à Resolução 789/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), revogada pela Resolução 1.020 de 2025", informou o Detran capixaba por meio de nota.
Aluna confunde pedais no teste de baliza, bate em dois carros de autoescola e capota no ES
Veja os vídeos que estão em alta no g1
A partir de agora, o foco das avaliações será outro: a condução segura, em situações reais de circulação. O examinador vai observar o comportamento geral do motorista no trânsito e o cumprimento de normas, como o uso das setas e dos retrovisores e o controle dos pedais.
"Agora, só há previsão que o candidato seja penalizado na prova no que se refere às infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro, como subir em calçada, não usar cinto de segurança ou avançar o sinal vermelho", explicou o diretor de Habilitação e Veículos do Detran-ES, Raphael Piekarz.
LEIA TAMBÉM:
CARIACICA: Homem que escapou de ataque é morto a tiros durante velório de amigo
COLATINA: Fisiculturista vice-campeão mundial morre aos 60 anos após sofrer infarto
Antes, o candidato a tirar a CNH precisava executar uma baliza — estacionar entre dois carros — e também fazer uma parada e saída em aclive. A baliza, inclusive, era um teste isolado e eliminatório.
No Espírito Santo, a decisão foi a de seguir integralmente a norma federal: "Se a resolução federal não exige baliza nem ladeira, a gente não exige", afirmou Piekarz. "A prova do candidato vai consistir única e exclusivamente em entrar no veículo e fazer um percurso acompanhado do examinador", completou.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo