Festival celebra e fortalece cultura indígena com oficinas e apresentações em Boa Vista
06/12/2025
(Foto: Reprodução) Festival Reflorestando Mentes tem como foco o grafismo indígena em Boa Vista
Boa Vista recebe neste sábado (6) e domingo (7) o Festival Reflorestando Mentes – Grafismo Indígena, evento que busca valorizar e promover as tradições dos povos indígenas de Roraima. A programação ocorre no espaço cultural Jamaxim, localizado na avenida José Félix Corrêa, 1053, bairro Operário, zona Oeste.
Contexto: Roraima tem uma população de 97.320 mil indígenas. Proporcionalmente, é o estado com mais indígenas do país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A dança parixara, considerada sagrada entre os povos indígenas de Roraima — principalmente os Macuxi — abriu o festival. Em roda, os participantes seguem movimentos circulares ao som de cantos, com pinturas corporais e adornos tradicionais. A manifestação cultural expressa gratidão à natureza, celebra a caça, a colheita e a união.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR no WhatsApp
Um dos focos do festival é a pintura corporal com jenipapo, que simboliza força, identidade e conexão espiritual para os povos indígenas. O tingimento natural marca o corpo com traços que reforçam a resistência e o pertencimento das comunidades.
"A gente pode andar pintado. As nossas mãos com jenipapo não estão sujas, é uma força ancestral. Vem pra fortalecer e pra mostrar também pra cidade", afirmou Bruna Macuxi, uma das organizadoras do festival.
O ceramista Jalisson Macuxi, de 27 anos, reforçou o objetivo do encontro: "A gente não é diferente de ninguém. Esses eventos são justamente para isso, mostrar o que a gente tem de tecnologia e de mais sagrado, para compartilhar, porque isso é válido pra gente.”
O evento também destacou a história da chegada de comunidades indígenas do interior de Roraima e de povos da Venezuela. Espaços montados para o festival mostram modos de vida, costumes e tradições das diferentes populações originárias.
"É muito bonito ter essa troca no meio de pessoas que buscam isso, que vivem isso, que está no cotidiano, que é o natural, e que é o nosso natural, o ponto de ser humano", destacou a artista Daya Roraima.
A programação inclui rodas de conversa, imersões culturais, uma exposição artística e oficinas gratuitas com técnicas tradicionais: pintura corporal, pintura em telas e ecobags, moda indígena, cerâmica e pigmentos naturais como urucum e jenipapo.
Lideranças, artistas, e anciãos indígenas participam das atividades para compartilhar histórias, práticas e elementos do conhecimento ancestral.
Veja a programação completa:
📅 Sábado:
8h às 10h — Abertura do evento
10h às 12h — Roda de conversa sobre grafismo indígena
14h às 17h — Oficinas: Cuia cerâmica, pintura corporal, pintura em ecobags, pintura em tela, traços que vestem: moda ancestral criativa
📅 Domingo:
8h às 15h30 — Oficinas: Cuia cerâmica, damurida: sabores da ancestralidade indígena, pintura corporal, pintura em ecobags, pintura em tela, traços que vestem: moda ancestral criativa;
17h às 21h — Exposição
19h30 às 21h — Atração musical
Serviço
Festival Reflorestando Mentes: Grafismo Indígena
Quando: 6 e 7 de dezembro de 2025, de 8h às 20h
Onde: Espaço cultural Jamaxim, localizado na avenida José Félix Corrêa, 1053, bairro Operário
Quanto: Gratuito
Festival Reflorestando Mentes celebra da arte e cultura indígena em Boa Vista
Naamã Mourão/Rede Amazônica
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.