Fervo da Lud, Anitta, Monobloco, Bola Preta: veja o calendário preliminar dos megablocos do carnaval do Rio
10/01/2026
(Foto: Reprodução) Ludmilla faz homenagem a Preta Gil no Fervo da Lud
Júlio César/AgNews
O Rio de Janeiro já tem um calendário preliminar dos megablocos que devem desfilar no carnaval de rua de 2026. Ao todo, 10 megablocos estão previstos para se apresentar no Circuito Preta Gil, na Rua Primeiro de Março, no Centro da cidade, principal palco dos desfiles de grande porte do carnaval carioca.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
As datas informadas fazem parte de um cronograma inicial, divulgado por produtores e organizadores dos blocos. A Riotur ainda não confirmou oficialmente o calendário, mas a previsão é que os megablocos desfilem entre os dias 17 de janeiro e 22 de fevereiro.
Entre as atrações estão nomes tradicionais, como o Cordão da Bola Preta, e blocos comandados por artistas populares, como Anitta, Ludmilla e Lexa, além de grupos que apostam na diversidade e na mistura de ritmos, caso do SeráQAbre? e do Chá da Alice.
Bloco da Anitta leva 1,1 milhão de foliões ao Centro do Rio
O desfile dos megablocos no Centro costuma reunir centenas de milhares de foliões e exige um esquema especial de trânsito, segurança e serviços públicos.
Calendário preliminar dos megablocos no Rio:
Janeiro
24/01 – Chá da Alice
25/01 – Bloco da Lexa
31/01 – Bloco da Gold
Fevereiro
01/02 – SeráQAbre?
07/02 – Bloco da Favorita
08/02 – Cordão do Boitatá
14/02 – Cordão da Bola Preta
15/02 – Cordão do Boitatá
17/02 – Fervo da Lud
21/02 – Bloco da Anitta
22/02 – Monobloco
Nos últimos anos, alguns desses blocos passaram a integrar o circuito oficial de megablocos. Em 2025, por exemplo, o SeráQAbre? estreou na Rua Primeiro de Março e reuniu uma multidão ao som de artistas como Pabllo Vittar e Juliette, sob forte calor.
Bola Preta levou 700 mil pessoas ao Centro do Rio
Wagner Meier/Riotur
Cordão do Boitatá é novidade
O já tradicional bloco Cordão do Boitatá, que normalmente desfilava no pré-carnaval pelas ruas do Centro e reunia uma multidão na Praça XV durante o carnaval, dessa vez também entrará no circuito oficial dos megablocos.
Com bateria e orquestra de sopros, o bloco pretende levar para o Circuito Preta Gil, na Rua Primeiro de Março, toda sua irreverência e descontração.
Grupo se diverte no Cordão do Boitatá, no Centro do Rio
Fernando Maia/Riotur