Fantasia de banheiro químico vira protesto no carnaval de Olinda
17/02/2026
(Foto: Reprodução) Folião leva fantasia de banheiro químico para Olinda em tom de protesto
Entre fantasias e festa, sempre há espaço para se expressar no carnaval de Olinda. E foi a partir dessa ideia que surgiu a fantasia de banheiro químico criada por Carlos Silva, que trouxe um tom crítico para as ladeiras da cidade nesta terça-feira (17).
De acordo com a prefeitura, 350 unidades foram disponibilizadas no Sítio Histórico, mas, segundo Carlos, o número não é suficiente para atender a todos os foliões e, por vezes, é preciso esperar longas filas para poder usar o equipamento (veja vídeo acima).
✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp
Aproveitando a oportunidade de se fantasiar no carnaval, ele mesmo criou um banheiro químico e saiu pelas ruas unindo protesto e brincadeira.
“Está faltando banheiro químico, né? Tem muito policiamento, mas não tem banheiro químico à vontade. É uma fantasia em forma de protesto”, comentou.
Além do número de banheiros disponibilizado pela prefeitura, outra queixa dos foliões foi em relação à limpeza dos equipamentos. Para Giselle Silva, de 30 anos, a sujeira do local acaba sendo um incentivo para que as pessoas façam xixi na rua.
"Está precária a situação. A pessoa abre a porta e já tem aquele monte de sujeira, sem contar a catinga que tá, que a pessoa tem que prender a respiração porque tá insuportável. Foi a primeira vez que eu vim ao banheiro desde que cheguei, e eu prefiro fazer xixi na rua do que ter que entrar no banheiro de novo, porque está impossível", reclamou.
O auxiliar de almoxarifado Everton José, de 25 anos, também reclamou da situação que encontrou no banheiro. "Não dá para fazer xixi, está uma nojeira. O acesso está bom, dá para todo mundo ir, mas as condições estão horríveis, é melhor fazer xixi na rua".
O designer Victor Graf, de 30 anos, disse que está sendo desgastante utilizar o banheiro químico por conta da sujeira e do mau cheiro. "A questão do cheiro, da limpeza, está bem ruim. Não dá nem para respirar dentro", disse.
Folião se fantasia de banheiro químico em tom de protesto
Luan Amaral/g1
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias