Famílias do quilombo Boa Vista, em Oriximiná, recebem benefício habitacional Sua Casa Quilombola
01/12/2025
(Foto: Reprodução) Morador do quilombo Boa Vista preenche cadastro do "Sua Casa Quilombola"
Divulgação
A Companhia de Habitação do Pará (Cohab), entregou no sábado (29) benefícios do programa Sua Casa Quilombola para 60 famílias da comunidade remanescente de quilombo Boa Vista, em Oriximiná, na Região de Integração do Baixo Amazonas. Boa Vista é a comunidade quilombola titulada mais antiga do Pará.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
“Esta iniciativa representa um marco na efetivação dos direitos das comunidades remanescentes de quilombo, garantindo acesso à moradia adequada e fortalecendo a identidade cultural desses povos”, afirmou o diretor-presidente da Cohab, Manoel Pioneiro.
A implantação do programa resulta de parceria entre a Cohab e a Secretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh).
O benefício do Sua Casa pode chegar a até R$ 21 mil. Desde a implantação do programa, em 2019, mais de 156 mil famílias já foram contempladas em todo o Pará.
Dignidade e fortalecimento comunitário
Presente na ação, a gerente executiva de Assistência Social da Cohab, Patrícia Carvalho, ressaltou que o programa vai além da construção de moradias.
“O programa não se limita à construção de casas; ele simboliza respeito, inclusão e justiça social. Cada família beneficiada passa a ter melhores condições de vida, e cada comunidade atendida fortalece sua trajetória de resistência e valorização histórica. Estar na comunidade quilombola, em Oriximiná, foi profundamente marcante. Testemunhar a alegria de cada família reforçou para mim que este projeto é sobre construir esperança, identidade e pertencimento”, enfatizou.
Patrícia Carvalho fez o cadastro das famílias quilombolas
Divulgação
O projeto Sua Casa Quilombola prevê o atendimento de cerca de 300 famílias por ano, garantindo apoio financeiro para aquisição de materiais de construção destinados à edificação, reforma, ampliação ou adaptação de moradias.
Morador da comunidade, o quilombola Reginaldo dos Santos Melo destacou o impacto da iniciativa. "O benefício vai ajudar muito a comunidade Bela Vista, inclusive eu também vou poder fazer melhorias na minha casa. É uma ajuda muito grande, porque temos dificuldades aqui no quilombo, principalmente com moradia, e agora vamos poder ter uma casa bem melhor para nossas famílias”, afirmou.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região