Falha elétrica pode comprometer abastecimento de água em mais de 100 bairros em Varginha, MG
13/12/2025
(Foto: Reprodução) Falha elétrica pode comprometer abastecimento de água em mais de 100 bairros em Varginha (MG)
Divulgação
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), informou que 125 bairros de Varginha (MG) podem apresentar problemas no abastecimento de água neste sábado (13). Segundo a Companhia, a situação ocorre em razão de uma oscilação/alta de energia elétrica por parte da Cemig, que afetou o funcionamento do sistema de abastecimento do município.
📲 Siga a página do g1 Sul de Minas no Instagram
Ainda segundo a Copasa, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Verde foi impactada pela interrupção no fornecimento de energia. A energia elétrica já foi restabelecida, porém, devido ao tempo em que o sistema permaneceu paralisado, o abastecimento segue em processo de recuperação.
A previsão é que a normalização do fornecimento de água ocorra de forma gradual, ao longo da noite deste sábado (13) e da madrugada de domingo (14). A Companhia explica que, diferentemente da energia elétrica, que retorna de maneira imediata após o restabelecimento, o abastecimento de água depende do reenchimento das redes e dos reservatórios.
Mesmo com o auxílio de bombas, a Copasa explica que a água chega primeiramente aos imóveis localizados em áreas mais baixas e, posteriormente, às residências situadas em regiões mais elevadas da cidade.
Entre os bairros que podem ser afetados estão o Centro, Aeroporto, Bom Pastor, Princesa do Sul, Nova Varginha, Imaculada Conceição, além de diversos conjuntos habitacionais, residenciais, parques e também a zona rural do município. A lista completa inclui 125 localidades.
A produção da EPTV, afiliada à Globo, entrou em contato com a Cemig para saber a respeito das oscilações ocorridas. A Companhia respondeu que o problema foi causado pelas chuvas, mas o fornecimento já foi normalizado.
A Cemig ainda explicou que, provavelmente, a bomba d’água da Copasa tem um tempo maior para voltar a funcionar, o que justifica a falta de abastecimento.
VEJA TAMBÉM:
Associação Mineira de Municípios aciona Tribunal de Contas sobre privatização da Copasa
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas