Ex-príncipe Andrew é preso no Reino Unido em meio a investigação sobre ligações com Epstein, diz imprensa britânica
19/02/2026
(Foto: Reprodução) Ex-príncipe Andrew é preso no Reino Unido
O ex-príncipe Andrew foi preso nesta quinta-feira (19) pela polícia do Reino Unido, informou a rede britânica "BBC".
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A polícia do Vale do Tâmisa informou que prendeu um homem na casa dos 60 anos sob suspeita de má conduta no exercício de cargo público e estamos realizando buscas em endereços em Berkshire e Norfolk. A pasta, no entanto, não mencionou explicitamente o nome de Andrew sob justificativa de proteger a identidade do preso.
"Após uma avaliação minuciosa, agora abrimos uma investigação sobre esta alegação de má conduta no exercício de cargo público. É importante que protejamos a integridade e a objetividade da nossa investigação enquanto trabalhamos com nossos parceiros para apurar esta suposta infração", afirmou o subchefe de polícia Oliver Wright.
Andrew foi preso em sua casa —ele recentemente havia se mudado para uma casa de campo em Sandringham. Segundo a "BBC", caso Andrew seja considerado culpado de má conduta no exercício de cargo público, ele poderia ser condenado à prisão perpétua.
A prisão de Andrew Mountbatten-Windsor, que tem 66 anos, ocorre cerca de uma semana após a polícia do Reino Unido ter anunciado estar investigando se o ex-príncipe enviou relatórios confidenciais a Jeffrey Epstein enquanto servia como representante especial do Reino Unido para o Comércio Internacional.
Em outubro, Andrew foi destituído de todos os seus títulos reais por seu irmão mais velho, o rei Charles III, após novas revelações sobre sua amizade com Epstein. Ele também "foi expulso" de sua residência oficial em Windsor.
Família real do Reino Unido sob pressão
Príncipe Andrew em foto de 11 de abril de 2021
Steve Parsons/Pool via AP, Arquivo
A família real está sob pressão por conta dos laços de Andrew e Epstein evidenciado pelos documentos do escândalo sexual que estão sendo publicados pelo Departamento de Justiça dos EUA. O príncipe William e a princesa Kate Middleton afirmaram nesta segunda-feira (9) que estão "profundamente preocupados" com as revelações do caso. Andrew nega qualquer irregularidade relacionada a Epstein.
O ex-príncipe foi acusado de agressões sexuais por Virginia Giuffre, principal testemunha de acusação do caso Epstein, quando a mulher era menor de idade.
Andrew Mountbatten-Windsor sempre negou essas acusações de Virginia Giuffre, que, segundo sua família, morreu por suicídio na Austrália em 25 de abril de 2025, aos 41 anos.
Novos arquivos de Epstein mostram ex-príncipe inglês Andrew ajoelhado ao lado de mulher
DEPARTAMENTO DE JUSTIÇA DOS EUA/AFP
Veja os vídeos que estão em alta no g1