Ex-PM que fugiu de presídio em MS tem histórico de golpes e furtos com falsas prestações de serviço
12/01/2026
(Foto: Reprodução) Presídio Militar Estadual fica no Complexo Penal do Presídio de Segurança Máxima
g1MS
O ex-policial militar José Heleno de Oliveira Lima, que fugiu do Presídio Militar Estadual (PME), no Complexo Penal do Jardim Noroeste, em Campo Grande, no domingo (11) é conhecido das forças de segurança por uma série de crimes cometidos ao longo dos últimos anos, principalmente furtos mediante fraude. Ele ainda não foi localizado.
Segundo informações policiais, José Heleno, que é ex-integrante da Polícia Militar do Estado do Acre, atua no mundo do crime há bastante tempo e possui um modus operandi recorrente.
Ele costuma se apresentar como prestador de serviços, abordando funcionários ou moradores de residências sob o pretexto de realizar algum tipo de trabalho. Durante a falsa prestação de serviço, pede ajuda à pessoa que está no local — geralmente solicitando que segure um fio ou vá até outro cômodo — e aproveita o momento para furtar objetos da casa.
Além disso, o ex-PM também aplica golpes relacionados à compra de veículos. Em alguns casos, se apresenta como comprador interessado, pede para fazer um test drive ou distrai o proprietário de outra forma e foge com o automóvel.
Em março de 2018, José Heleno foi preso em flagrante por furto mediante fraude, após subtrair um carro. Na ocasião, ele acabou sendo identificado como autor de outros crimes semelhantes, o que resultou em seu retorno ao cárcere.
Antes disso, já havia sido preso em 2013, quando se passava por profissional de instalação de cercas elétricas, e novamente em 2017, ao fingir ser instalador de TV a cabo. Em todos os casos, o método era semelhante.
Fuga do presídio
José Heleno fugiu do Presídio Militar Estadual na manhã deste domingo (11). De acordo com a polícia, a ausência do detento foi percebida durante a conferência de rotina, por volta das 6h10.
Durante vistoria na unidade, agentes encontraram uma rede azul improvisada, usada como uma espécie de escada, em uma área dos fundos do presídio. Segundo a polícia, o ponto por onde o ex-PM teria escapado não conta com câmeras de monitoramento.
Rondas foram realizadas nas imediações do complexo penal, mas, até o fechamento do plantão, o foragido não havia sido localizado.
Em nota, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul informou que reforçou a segurança da unidade assim que a fuga foi constatada e adotou todas as medidas de praxe. A PMMS também comunicou que acionou a Polícia Civil, a perícia e que a Corregedoria-Geral acompanha o caso.
As buscas por José Heleno seguem em andamento.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Veja vídeos de Mato Grosso Sul: