Ex-deputado investigado por fraude na merenda escolar é preso pela PF em Boa Vista
27/01/2026
(Foto: Reprodução) Ex-deputado e primo são alvos da PF por fraude em licitações de merenda escolar em Roraima
O ex-deputado estadual Masamy Eda foi preso nesta terça-feira (27), em Roraima, durante uma operação da Polícia Federal. Ele é investigado por suspeita de fraude em licitações para o fornecimento de merenda escolar na Secretaria de Educação (Seed).
O g1 procurou a defesa do ex-deputado, mas não obteve resposta até a última atualização.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR no WhatsApp
Masamy Eda já havia sido alvo de mandados de busca e apreensão cumpridos pela Polícia Federal na última sexta-feira (23). A ação fez parte da segunda fase da Operação Escama e também teve como alvo o primo do ex-deputado, o empresário Hemyson Eda (relembre no vídeo acima).
Segundo a PF, a nova fase da operação começou após a análise de materiais apreendidos na primeira etapa da investigação. Na sexta, a Justiça também determinou o bloqueio de R$ 45,3 milhões em bens dos investigados.
Ex-deputado estadual Masamy Eda foi preso em Boa Vista.
Ale-RR/Divulgação
👉 A investigação aponta indícios de que empresas sem histórico no ramo teriam sido beneficiadas nos certames e recebido pagamentos mesmo sem a certeza da entrega dos produtos contratados.
🔎 Masamy Eda foi eleito deputado estadual nas eleições de 2014. O mandato dele foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) em novembro de 2016, por abuso de poder econômico e compra de votos.
SAIBA MAIS:
Ex-deputado e primo são alvos da PF por fraude em licitações de merenda escolar em Roraima
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
*Essa reportagem está em atualização