Enredos 2026: Império da Zona Norte fala de preservação e progresso na Foz do Amazonas
09/02/2026
(Foto: Reprodução) Escola Império da Zona Norte faz últimos ajustes para desfile na Ivaldo Veras
Em 2026, a escola de samba Império da Zona Norte traz para a avenida um tema que esteve no centro do debate político da Amazônia: a exploração de petróleo no Amapá. Com o enredo “Amazonas: o que diz a tua foz? Da preservação ao progresso”, a agremiação busca provocar reflexão sobre os desafios entre desenvolvimento e meio ambiente.
A proposta é apresentar o Rio Amazonas desde a foz até a nascente, destacando sua grandiosidade, importância ambiental e cultural para a região amazônica, especialmente para o Amapá.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
O enredo contrapõe preservação ambiental e avanço econômico, com destaque para os impactos e expectativas da exploração de petróleo no Estado.
A escola desfila no sábado (14), às 21h25, misturando tradição da Zona Norte de Macapá com arte, identidade, consciência social e debate.
O g1 apresenta diariamente os temas e letras dos sambas-enredo das escolas de samba para o Carnaval 2026 no Amapá, conforme a ordem de apresentação nos dias 13 e 14 de fevereiro.
Segundo o carnavalesco Willian Matos, o enredo é ousado por propor que o Amapá pode manter-se como o Estado mais preservado da Amazônia Legal mesmo diante da exploração de petróleo.
“Não é só progresso, mas também a preservação. Então queremos fazer essa leitura e trazer para avenida esse consentimento. É um recado para o mundo que nós conseguimos fazer as duas coisas. Nós estamos trabalhando para fazer um grande espetáculo”, disse Matos.
A produção das alegorias começou em outubro do ano passado, no barracão da escola, e conta com a participação de artistas de Parintins (AM).
🎵 Escute o do samba enredo da Império da Zona Norte
LEIA MAIS:
Veja ordem e horário dos desfiles das escolas de samba do Amapá
Samu define esquema de atendimento para o Carnaval 2026 no Sambódromo de Macapá
Histórico
A Império da Zona Norte de Macapá é uma das escolas de samba mais tradicionais do carnaval amapaense, nascida da força comunitária da zona norte da cidade, em 1980.
A história da criação é marcada por moradores apaixonados pelo carnaval, entre eles o Rei Momo Sucuriju, Dani e Elba, que já tinham experiência em outras agremiações como a Boêmios do Laguinho.
A escola sempre buscou valorizar a identidade amazônica e amapaense em seus enredos. Com destaque para o ano de 2020, quando apresentou o tema “Meu jeito tucuju”, exaltando a cultura local e homenageando artistas como Val Milhomem e Joãozinho Gomes.
CARNAVAL 2025 NO AMAPÁ – Escola Império da Zona Norte
Rafael Aleixo/arquivo g1
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: