Enfermeira recém-aprovada em concurso morre de pneumonia em MT
24/11/2025
(Foto: Reprodução) Enfermeira recém-aprovada em concurso do estado morre de pneumonia em MT
Reprodução
A enfermeira Mariana Camargo Tanaka morreu nesta segunda-feira (24), aos 34 anos, após sofrer complicações de uma pneumonia em Cuiabá, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Ela tratava um câncer agressivo.
Mariana havia sido aprovada no último concurso público da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Ela trabalhava no Ciaps Adauto Botelho desde outubro de 2024.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
"Neste momento de dor, a SES e o Ciaps Adauto Botelho, representados pelo secretário Gilberto Figueiredo e por todos os servidores, expressam as mais sinceras condolências à família e aos amigos de Mariana e manifesta gratidão pela dedicação à saúde pública", diz trecho da nota da SES.
A prefeitura de Cuiabá também lamentou a morte. "Sua partida deixa uma profunda tristeza entre familiares, amigos e colegas de profissão", disse a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá.
Em nota, o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) destacou a trajetória dela. "Mariana construiu sua trajetória profissional com dedicação inspiradora, compromisso ético pelo cuidado humano e técnico na área de saúde mental, conquistando respeito e admiração de colegas, usuários e equipes", disse.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
O Coren ainda ressaltou que "Mariana enfrentou, com impressionante coragem e serenidade, uma dura batalha contra o câncer. Sua partida precoce nos entristece de forma muito intensa e recorremos às lembranças de sua força diante da dor e seu espírito resiliente para honrar seu legado, muito além do profissional".
A Faculdade de Enfermagem (Faen) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) também se solidarizou e lembrou a passagem de Mariana na graduação e pós-graduação. "Mesmo tão jovem, já havia deixado uma marca luminosa na profissão e em todos que tiveram o privilégio de conviver com ela. Enfermeira dedicada, sensível e competente, enfrentou com coragem e dignidade um câncer agressivo, conduzindo sua jornada com a mesma força com que cuidava de seus pacientes", disse.
A Faen ainda disse que a partida prematura de Mariana "deixa um silêncio que dói, mas também uma memória que inspira: a de uma mulher que acreditava na vida, no cuidado e na potência humana de transformar o mundo ao seu redor".
O velório acontece a partir das 16h, na Capela Santa Rita. O sepultamento está marcado para 8h, no cemitério Parque Bom Jesus, em Cuiabá.