Enamed: quais são os cursos de medicina do Pará com pior avaliação
20/01/2026
(Foto: Reprodução) Enamed x Revalida: questões iguais, gabaritos diferentes
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (19) o resultado da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). No Pará, dos nove cursos avaliados, três tiveram notas insatisfatórias (1 ou 2) - veja a lista completa abaixo.
A prova anual que mede o desempenho dos estudantes e a qualidade do ensino nos cursos de medicina avaliou 351 cursos de medicina em todo o país, com 30% na faixa insatisfatória.
A maioria dos cursos paraenses obteve desempenho satisfatório (notas 3 a 5). O pior resultado foi da UFPA no campus de Altamira, no sudoeste do Pará, com conceito 1. O g1 solicitou um posicionamento para a UFPA sobre o assunto e aguarda retorno.
Os cursos que tiveram notas 1 e 2, consideradas insatisfatórias pelo Inep, serão punidos com restrição no Fies e suspensão da abertura de novas vagas.
✅ Clique e siga o canal do g1 PA no WhatsApp
Lista das faculdades com nota ruim no Enamed
No total, participaram cerca de 89 mil alunos, incluindo concluintes e estudantes de outros semestres, segundo o Inep.
Enamed no Pará
Mais de 30% dos cursos de Medicina foram reprovados em prova de avaliação do MEC
Reprodução/TV Globo
O que vai acontecer?
As instituições com conceito 1 ou 2 no exame estarão sujeitas a penalidades. Cursos com conceito 2 terão redução de vagas para ingresso. Já aqueles com conceito 1 terá suspensão total do ingresso de novos estudantes.
Em reunião com a imprensa nesta segunda-feira, o ministro Camilo Santana informou que dos 107 cursos, apenas 99 vão passar por penalidades porque as faculdades estaduais e municipais não estão sob a gerência do ministério.
O que acontece agora com as faculdades:
8 faculdades não vão mais poder receber alunos, estão suspensos do Fies e de outros programas federais;
13 faculdades vão ter que reduzir pela metade o número de vagas e também estão suspensos do Fies e de outros programas federais;
33 faculdades vão ter que reduzir em 25% o número de vagas, além de estarem suspensos do Fies e de outros programas federais;
45 faculdades não podem mais aumentar o número de vagas.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA