Empresário e bicampeão brasileiro de asa-delta morre em acidente de parapente em São Conrado
20/11/2025
(Foto: Reprodução) Empresário Philip Haegler
Reprodução
O empresário e piloto de asa-delta Phil Haegler morreu após sofrer um acidente com um parapente na tarde desta quinta-feira (20), na Avenida Prefeito Mendes de Morais, em São Conrado, Zona Sul do Rio.
De acordo com testemunhas, a vítima saltou da Pedra da Gávea pouco depois das 12h. Ainda segundo relatos, a poucos metros do pouso, ele teria colidido com outro parapente, perdido o controle, e atingido a cobertura de um prédio na altura do 11º andar e despencou no hall do edifício.
Ao g1, a delegada Daniela terra, titular da 15ª DP (Gávea), informou que investigará o acidente.
Bicampeão brasileiro de asa-delta e ex-presidente da Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL), Philip Eric Haegler era um dos nomes mais reconhecidos do voo livre no Brasil.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
Veja os vídeos que estão em alta no g1
O Clube São Conrado de Voo Livre comunicou a morte e disse que Phil como "referência incontestável na promoção da segurança e no desenvolvimento do esporte".
Militares do quartel da Gávea foram acionados para a ocorrência. O homem foi socorrido em estado gravíssimo e levado para o Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o paciente não resistiu aos ferimentos e morreu após dar entrada na unidade.
A íntegra da nota do Clube de Voo Livre de São Conrado:
"É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento de um ícone do voo livre, ocorrido nesta data. Nossas mais sinceras condolências a família e amigos. Difícil encontrar palavras que possam expressar algum consolo.
Philip Haegler, deixa um legado que jamais esqueceremos. Sua bondade e generosidade tocaram a vida de muitas pessoas. Ele será lembrado eternamente como nosso bicampeão brasileiro de asa-delta, que se apaixonou pelo parapente.
Sua paixão foi contagiosa e inspirou muitos. O que ele mais amava era voar. Phil, assim era conhecido carinhosamente pelos seus amigos, ajudou de todas as formas essa gestão, numa das maiores transformações que o Clube São Conrado de Voo Livre perpetuará na sua história e em sua memória.
Foi presidente da Confederação Brasileira de Voo Livre - CBVL, ficando conhecido como o gestor que aprimorou a segurança no esporte. Phil foi amado e será sempre lembrado. Sua presença em nossas vidas foi um presente precioso e faremos o possível para honrar a sua memória. A vida terrena é finita, mas o legado que Phil nos deixa é eterno.
O Clube São Conrado de Voo Livre se encontra com as operações fechadas este final de semana, em respeito e à memória do nosso piloto, ícone, campeão e benemérito do esporte, Philip Haegler.
Descanse em paz querido Phil, você estará sempre em nossos corações.
Com todo pesar e profunda tristeza,
Diretoria do Clube São Conrado de Voo Livre."