Defesa Civil orienta moradores a não usarem água de nascente após contaminação por óleo em comunidade de Nova Lima

  • 26/06/2026
(Foto: Reprodução)
A contaminação foi identificada em uma nascente que integra o sistema de captação da comunidade. Reprodução/TV Globo A Defesa Civil orientou moradores de Honório Bicalho, distrito de Nova Lima, na Região Metropolitana de BH, a não utilizarem a água de uma nascente contaminada por óleo queimado até que análises confirmem a qualidade do recurso. A água abastece cerca de 40 imóveis da comunidade para irrigação, criação de animais e outros serviços, mas não é destinada ao consumo humano. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MG no WhatsApp A contaminação foi identificada em uma nascente que integra o sistema de captação da comunidade. Segundo a prefeitura, há indícios de que o despejo de óleo de motor tenha sido criminoso. A Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar e órgãos ambientais foram acionados para investigar o caso na última quarta-feira (24). Um lava-jato da região precisou interromper as atividades por causa da contaminação. O proprietário, Bruno Souza, afirma que o estabelecimento utiliza a água da nascente e aguarda a liberação para retomar o atendimento. "Quando a água contaminou, tivemos que parar porque ela é usada aqui no lava-jato e poderia prejudicar a pintura dos veículos", disse Bruno. Agora no g1 A área onde é feita a drenagem da água contaminada pertence à AngloGold. Em nota, a mineradora informou que mobilizou equipes para conter o óleo com mantas absorventes e afirmou que a ocorrência não tem relação com suas operações. Segundo a Defesa Civil, uma empresa especializada retirou o material poluente e realiza o monitoramento da qualidade da água. Apesar da melhora no aspecto visual da nascente, o órgão informou que o uso só será liberado após o resultado das análises. Até lá, a recomendação é que a água não seja utilizada, inclusive para os animais, devido ao risco de contaminação. LEIA TAMBÉM: TCU apura possível irregularidade em compra de trens do metrô de BH pela CBTU do Recife Congonhas investiga suspeita de envenenamento de 21 cães de rua Veja os vídeos mais assistidos do g1 Minas:

FONTE: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2026/06/26/defesa-civil-orienta-moradores-a-nao-usarem-agua-apos-contaminacao-por-oleo-em-nova-lima.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. saudade da minha vida

gustavo lima

top2
2. uai

zé neto e cristiano

top3
3. rancorosa

henrique e juliano

top4
4. eu e voce

jorge e matheus

top5
5. solteirou

luan santana

Anunciantes