Defesa Civil alerta que chuvas intensas podem provocar alagamentos e deslizamentos na região na semana do Ano Novo
31/12/2025
(Foto: Reprodução) Temporal com ventos de 80 km/h derruba árvores em São José; confira a previsão do tempo
A Defesa Civil de SP emitiu um comunicado, nesta quarta-feira (31), alertando que a primeira semana do ano de 2026 deve ser marcada por chuvas intensas no Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e região bragantina.
Segundo o órgão, a força dos temporais e os altos volumes de chuva previstos deixam a região em atenção, diante do risco de alagamentos, deslizamentos e outros estragos.
De acordo com a Defesa Civil, a mudança no tempo será decorrente da passagem de frentes frias pela região, que vão afastar a onda de calor, baixar as temperaturas máximas, deixar os dias nublados e provocar chuvas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Nesta quarta-feira (31), último dia do ano, o sol ainda deve predominar, mantendo o risco para pancadas de chuva isoladas, que podem ocorrer de forma moderada a forte, acompanhadas por raios e rajadas de vento.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Com a chegada da frente fria, o tempo deve ficar instável e vai impactar na redução gradual das temperaturas. Na quinta-feira (1º), o sol aparecerá entre nuvens, com previsão de pancadas de chuva a partir da tarde, que podem ser moderadas a fortes.
Já na sexta-feira (2), uma nova frente fria avançará pela costa paulista, favorecendo o tempo mais nublado e chuva a qualquer hora do dia. A chuva pode ser forte, com possibilidade de acumulados significativos, aumentando o risco para transtornos, como alagamentos, deslizamentos de terra e quedas de árvores.
Entre o dia 1º e 4 de janeiro de 2026, o Litoral Norte de SP está classificado como risco para acumulados muito altos de chuva. Já o Vale do Paraíba e a Serra da Mantiqueira estão em um nível abaixo de alerta, com previsão de acumulados altos.
Devido à previsão de temporais fortes, o Governo de SP mobilizou o gabinete de crise. Ao longo de toda a semana, os órgãos responsáveis pela resposta às emergências estarão reunidos na sede da Defesa Civil para o atendimento às ocorrências graves.
Orientações de cuidado
Evite trafegar por áreas alagadas, reduza a velocidade em pistas molhadas, mantenha distância segura entre os veículos e, em caso de baixa visibilidade, procure um local seguro para parada.
Para quem estiver na praia, durante temporais, recomenda-se evitar permanecer na faixa de areia, não entrar no mar em condições adversas e buscar abrigo em locais seguros.
Em caso de raios, a orientação é sair imediatamente da água e se afastar de áreas abertas, inclusive em chácaras, sítios ou áreas de lazer com piscina.
Em caso de chuva forte ou aproximação de tempestades, a recomendação é sair imediatamente da piscina, evitar áreas abertas, não permanecer próximo a árvores, postes ou estruturas metálicas e buscar abrigo em locais seguros e cobertos.
Também é importante suspender atividades ao ar livre durante a ocorrência de raios.
Em casos de emergências, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199, o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 e o Samu pelo número 192.
Chuva no Vale do Paraíba - Imagem de arquivo.
Maria Eduarda/Vanguarda Repórter
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina